Educadores(as) retomam debate sobre a EJA em reunião na APP

Educadores(as) retomam debate sobre a EJA em reunião na APP


null

Na tarde desta quinta-feira (6), a sede da APP-Sindicato abrigou uma reunião de diretores(as), pedagogos(as) e professores(as) que atuam com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual de ensino. O encontro foi organizado pela direção estadual da entidade (Secretarias Educacional e Formação) e do Núcleo Sindical Curitiba Norte da APP, após solicitações recebidas durante as visitas às escolas na Semana Pedagógica. Cientes das ações organizadas pelo sindicato contra a Instrução Normativa 008/2013, e que culminaram no ato em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), no último dia 30, a categoria pediu uma reunião para debater os próximos passos desta luta.

“As mobilizações trouxeram um avanço, visto que a Secretaria emitiu uma orientação para tratar da Instrução. Mas o novo documento não contempla o debate que foi feito no dia 30. Além disso, as escolas percebem que uma coisa é a orientação escrita, outra são as explicações passadas pela Seed por telefone. Então, o objetivo da reunião é dar continuidade ao debate. E é positivo ver, no dia de hoje, a presença de diretores, diretoras, pedagogos e pedagogas, além dos professores e professoras. Uma prova de que esta medida afetou toda a escola”, analisa Edmilson Feliciano Leite, representante da APP no Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos e assessor da Secretaria de Formação da entidade.

Segundo Edmilson, como a Seed manteve a decisão de não suspender a Instrução, é vital que as escolas pensem nos próximos passos da luta a curto e médio prazo. Para ele, mais preocupante que a Instrução nº 008/2013 foi o anúncio feito pela Secretaria de que irá repensar a proposta pedagógica da EJA no Paraná. “O que demonstra uma mudança radical na concepção, que provavelmente passará a ser fundamentada no aligeiramento. É claro o objetivo de que o aluno terá que vir para escola e terminar os estudos o quanto antes, para deixar o sistema. Uma concepção de EJA a distância, com exames on line, então, uma modelo em complicado no que diz respeito ao papel da escola”, avalia.

Atos em Curitiba e Paranavaí – A partir das 18h30, os educadores(as) farão um ato repudiando a postura da Seed no que diz respeito à EJA em frente ao Colégio Estadual Cecília Meireles, localizada no Bairro Alto, em Curitiba. Amanhã (7), a partir das 07h30, professores(as) e funcionários(as) recepcionarão o secretário de Educação Flávio Arns em Paranavaí, no Colégio Polo no município. Na oportunidade, a categoria entregará um documento com as reivindicações da Educação, inclusive sobre a questão da Educação de Jovens e Adultos. A direção do Núcleo Sindical da APP de Paranavaí convida os(as) educadores(as) da região para participar do ato.

MENU