Professores(as) e funcionários(as) de escola da rede pública estadual de ensino do Paraná decidiram em assembleia, no dia 22 de fevereiro, intensificar as mobilizações em defesa dos direitos da categoria. Entre as principais definições retiradas do debate está a realização de uma paralisação no dia 19 de março. Desde o final do ano passado, quando não ocorreu cumprimento, por parte do governo estadual, na aplicação dos 33% de hora-atividade na jornada do magistério, a categoria já havia sinalizado que aumentaria a pressão. O não pagamento de avanços em atraso para professores(as) e funconários(as) – que já somam mais de R$ 100 milhões – e o caos instalado no atendimento à saúde dos(as) servidores(as) foram a pá de cal. A categoria passou a cobrar, ainda com mais força, que merece respeito!
Além da paralisação, a maioria aprovou mobilizações nos dois dias que antecedem a data – 17 e 18 – , quando os(as) educadores(as) promoverão debates nas escolas, aulas de 30 minutos (apenas no dia 18), entrega de cartas aos prefeitos e mobilizações nas regionais (veja calendário detalhado nesta página). Em Curitiba, no dia da paralisação (19), será organizada uma grande marcha dos(as) trabalhadores(as) da educação. Além disso, uma caravana do Paraná participará da marcha em defesa da Educação em Brasília. Também foi decidido que a mobilização ‘Hora-atividade pra valer’ continuará sendo realizada nas escolas até a próxima assembleia da APP-Sindicato, marcada para o dia 29 de março, quando a categoria avaliará o cenário e as negociações com o governo. Veja como ficou o calendário de mobilização aprovado:
Março na luta!
17/03 – Debate nas escolas e entrega da carta preparada pela APP a todos os prefeitos, bem como ao governador reafirmando a necessidade, tanto para o estado quanto para os municípios, da implementação do Piso Nacional do Magistério. Neste dia, as aulas ocorrerão normalmente (NÃO serão aulas de 30 minutos).
18/03 – Dedicado ao debate da saúde dos(as) educadores(as) e de um novo modelo de atendimento à saúde dos(as) servidores(as). Há um descontentamento grande da categoria em relação as condições de trabalho dos(as) educadores(as) e também ao modelo de atendimento caótico atual que é o SAS. Neste dias acontecerão aulas de 30 minutos e às 10h30 em todas as regiões do estado serão realizados atos públicos em defesa de uma saúde de qualidade. Também será lembrado neste dia do corte do auxílio-transporte daqueles(as) que estão em licença médica. Na parte da tarde e da noite nas escolas os(as) professores(as) e funcionários(as) farão panfletagem nas principais vias perto das escolas, dialogando com a população sobre o quadro dramático da saúde dos(as) educadores(as) do estado.
19/03 – Paralisação de todas as escolas da rede estadual. Em Curitiba será realizada uma grande concentração as 9h na Praça Santos Andrade com caminhada pelas principais ruas até o Palácio Iguaçu, onde esperamos ser recebidos pelo governador e sua equipe para que respondam os vários pontos pendentes da pauta de reivindicação da categoria, especialmente a implementação do piso, dos 33% de hora-atividade, do novo modelo de atendimento à saúde e do pagamento dos mais de 100 milhões de dívidas com os(as) professores(as) e funcionários(as). Também haverá uma caravana para marcha nacional em defesa da Educação, em Brasília.
Leia também:
:: Categoria decide por paralisação no dia 19 de março
:: APP apresenta campanha salarial ao governo do Estado