Funcionários(as): pós-graduação é mais uma conquista!

Funcionários(as): pós-graduação é mais uma conquista!


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A aula inaugural do Curso de pós-graduação em Especialização em Políticas Educacionais, aconteceu na noite dessa segunda-feira (11). O curso é ofertado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a APP-Sindicato e terá a carga horária de 360 horas, sendo duas aulas semanais no período noturno. A turma é específica para profissionais da educação não docentes (funcionários(as) de escola) pública com graduação. Nessa turma estão matriculados 30 alunos(as) e mais cinco pedagogos(as) que vieram do curso de graduação da universidade.

Segundo o secretario de Funcionários da APP, José Valdivino de Morais, o curso é um avanço para a superação definitiva da visão de que para ser funcionário(a) de escola não é necessário ter formação. “Com essa pós, mesmo que sejam 30 pessoas, são 30 pessoas que elevarão seu nível de conhecimento para que possam não só desenvolver seu trabalho no interior das escolas meramente burocrático, mas que o desenvolvam de uma forma cada vez mais diferenciada, sendo profissionais altamente preparados, com debate aprofundado em relação à educação e ao papel que todos nós desenvolvemos”.

A aula inaugural contou com uma exposição sobre o papel do estado no comprimento dos direitos sociais, imprescindíveis para a sociedade, com foco especifico para educação. Valdivino ministrou uma palestra com enfoque na história da educação, localizando os funcionários dentro deste processo histórico, resgatando o papel social dos funcionários e as principais características neste processo.

“Durante um longo período da história, os funcionários não foram considerados pela lei como educadores, mas em 2005 nós avançamos na profissionalização. Fomos reconhecidos legalmente, a partir da criação da própria profissão, da oferta de cursos através do profuncionario, da alteração do principio constitucional do artigo 206… Claro que ainda não é suficiente, mas aos poucos, principalmente com a formação, os funcionários vão ganhando mais espaço, aprofundando a relação pedagógica no interior da escola e tendo um segundo papel, o de revolucionário, transformador, que ao mesmo tempo em que está em todos os cantos da escola, também faz essa relação educativa e pedagogia com as crianças, produzindo uma qualidade na educação em que tanto nós como a sociedade almejamos”, conclui o secretario.

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