Acampamento da greve: educadores(as) assistem vídeo sobre saúde

Acampamento da greve: educadores(as) assistem vídeo sobre saúde


null


A Secretaria de Saúde e Previdência da APP-Sindicato apresentou na noite de hoje (23), no acampamento da greve em frente ao Palácio Iguaçu, um vídeo sobre a questão do adoecimento dos(as) educadores(as) em virtude do exercício da profissão. Os depoimentos comoventes foram gravados com professoras que atuam na rede estadual de ensino. Durante a apresentação do vídeo, o secretário de Saúde da APP, professor Idemar Beki, falou sobre a pesquisa sobre saúde mental dos professores do Estado que está sendo promovida pela APP e pelo Núcleo de Pesquisas em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

“Em 2009, fizemos uma pesquisa, não científica, que apontou que 66% dos mais de 7 mil educadores que responderam relataram que ficaram doentes em virtude do trabalho. Agora, esta pesquisa terá um método científico e é essencial a participação da nossa categoria. Queremos provar cientificamente o nexo-causal para propor medidas ao governo de promoção e prevenção da saúde dos nossos educadores, como também cobrar direitos trabalhistas que hoje são negados, como uma aposentadoria por invalidez do trabalho”, justifica Idemar.

Acampamento – Dezenas de professores(as) e funcionários(as) de escola passarão a noite no acampamento. Amanhã pela manhã, a pressão pelos direitos da categoria continua. Além disso, os núcleos sindicais da APP pelo Estado continuarão promovendo atos regionais da mobilização. 

MENU