Educadores(as) por todo o Estado aderem à greve

Educadores(as) por todo o Estado aderem à greve


null

Durante o dia de ontem (23), o primeiro da greve geral dos educadores(as) no Paraná, a Secretaria de Estado da Educação admitiu em seu site que quase 76% das escolas estavam – de alguma forma – paralisadas ou com o trabalho pedagógico comprometido.  Entretanto essa notícia não pareceu novidade para a categoria que por todo Estado se mobilizava.

A todo instante, fotos, vídeos, depoimentos eram postados nas redes sociais, compartilhados por e-mail em uma quantidade imensurável. Professores(as), funcionários(as), estudantes(as) e comunidade em geral usaram das novas tecnologias para tornar a greve, uma greve de todos(as). A própria página da APP-Sindicato teve mais de 400 acessos, 25 curtidas em postagens e 13 compartilhamentos somente ontem.

Mas esta mobilização só foi real virtualmente porque os(as) educadores(as) deixaram as escolas para ir às ruas exigir respeito aos seus direitos. De norte a sul, de leste a oeste do Paraná, haviam escolas paralisadas.

A imprensa da APP-Sindicato criou um álbum no Facebook onde tem postado todas as fotos recebidas dos Núcleos Sindicais e das próprias escolas. Em muitos lugares aconteceram passeatas, visitas as escolas que ainda não haviam aderido à greve, manifestação de estudantes, entrevistas concedidas a imprensa, reuniões e debates. Tudo isso mostra a força que a greve tem ganhado em todo estado e reafirma a importância de cada escola, cada professor, funcionário de escola, estudante, pai, mãe e responsável de não só aderir à greve como divulgar os motivos dessa grande mobilização.

O governo do estado tem feito todo o esforço para desmobilizar a greve, utilizando de mecanismos que infringe o direito dos(as) trabalhadores(as) em educação garantidos por lei. A direção da APP reforça que a greve é um direito de todos(as) e só será encerrada quando o governo apresentar propostas que de fato atenda as reivindicações da categoria.

:: Confira aqui o álbum no Facebook com as mobilizações regionais (ele será atualizado constantemente)

MENU