APP-Sindicato comemora 67 anos de lutas

APP-Sindicato comemora 67 anos de lutas


null
Neste sábado, dia 26 de abril, a APP-Sindicato completa 67 anos de existência, uma trajetória baseada na resistência, na luta em defesa da educação pública de qualidade e em conquistas não só para a categoria, mas para a toda a sociedade.

A APP pauta sua caminhada histórica na defesa de uma educação capaz de formar cidadãos e cidadãs conscientes e ativos em seu meio. A união e organização são marca desta entidade que hoje organiza uma greve histórica no Paraná. Educadores e Educadoras comemorarão esta data exercendo seus ideias de civismo, cidadania e educação social. A greve dos educadores e educadoras paranaenses entra em seu quarto dia com uma certeza: celebramos a vitória do direito à luta pela melhoria no ensino público.

História de conquistas

Histórico da APP-Sindicato

 

Definitivamente, a união faz a força. E a APP comprova este dito popular. Primeira organização criada pelos professores e professoras do Paraná, em 26 de abril de 1947, a entidade tem uma história repleta de sonhos, lutas e muita ousadia. E foi através da união que ela tornou-se cada vez mais importante.

 

Em 13 de dezembro de 1981, numa assembléia realizada em Ponta Grossa, a entidade unificou-se com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APLP), fundada em 06 de maio de 1967, e com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APMP), fundada em 09 de dezembro de 1972.

 

Oito anos depois, em 18 de março de 1989, numa assembléia histórica realizada em Londrina, a APP, livre do impedimento imposto pela ditadura militar, pôde assumir a condição de sindicato, passando a denominar-se: APP-Sindicato dos Professores das Redes Públicas Estadual e Municipais no Paraná.

 

Já os funcionários e as funcionárias das escolas estaduais, organizaram-se primeiramente na Associação dos Servidores das Escolas Estaduais do Paraná (Aseep), depois transformada em Sindicato dos Servidores dos Estabelecimentos Estaduais de Ensino do Paraná (Sinsepar), em assembléia realizada em 28 de novembro de 1988. Por fim, transformou-se em Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Paraná (Sinte), em 10 de agosto de 1990.

 

Outro passo importante no fortalecimento da organização dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação foi a unificação com o Sinte/PR. Em outubro de 1997, o Congresso Estadual Extraordinário de Unificação da APP-Sindicato e Sinte/PR, na cidade de Pontal do Paraná, com a participação de delegados das duas entidades, referendou a decisão de unificação dos sindicatos com atuação nas escolas públicas do Estado.

 

Em 7 de março de 1998, na cidade de Campo Mourão, o Sinte/PR realizou uma Assembléia Estadual, aprovando as deliberações do Congresso e, em 25 de abril do mesmo ano, a APP-Sindicato realizou a Assembléia Estadual Extraordinária Unificada, em Ivaiporã, referendando as deliberações do mesmo Congresso. Após estes dois eventos, foram consideradas extintas as entidades sindicais acima, sendo ambas substituídas pela APP-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná.

 

A unificação da APP-Sindicato com o Sinte/PR surgiu da compreensão de que funcionários e funcionárias de escola também são educadores(as). A decisão reafirmou um desafio: organizar os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação do Paraná em uma só categoria.

 

A representação da categoria abrange professores(as), pedagogos(as) e funcionários(as) de pré-escola, ensino fundamental, médio e especial, independente do regime jurídico; das redes públicas estadual e municipais do Paraná. A APP-Sindicato também representa os professores da rede municipal em municípios onde não houver sindicatos próprios.

:: Visite o hotsite da nossa greve!

MENU