Após um dia intenso de reunião do Comando Estadual de Greve na sede da entidade, educadores(as) presentes no acampamento, celebraram este dia especial recordando as pessoas que fizeram parte desta história e emocionados(as) cantaram parabéns a APP-Sindicato.
Antes de cortar o bolo o secretario de organização da APP-Sindicato, professor Hermes da Silva Leão relembrou o contexto em que a entidade surgiu, há 67 anos. “A APP nasceu logo depois do fim da Segunda Guerra Mundial e o chamado que motivou o grupo de professores da época, trabalhava no Instituto da Educação e no Colégio Estadual do Paraná, foi um chamado mundial de que a classe trabalhadora se organizasse para reconstruir o mundo que estava destroçado em função da guerra terrível. A APP além de cuidar da pauta mais imediata, como estamos agora envolvidos, tem sempre um olhar para o mundo todo e para o conjunto de trabalhadores e trabalhadoras. E é interessante nós preservarmos esse conceito, lá dos anos 40, que ainda é muito atual. Nós continuamos na luta por uma sociedade melhor”.
Também foi realizada uma simbólica chamada, daqueles e daquelas que doaram suas vidas para a causa da Educação. Argeo, Ezequias, Faustino, Lázaro, Jomar, Aristídes, Edevalter, Maria Isabel, Carlão, Neto, Elza, Izadir, Maria de Lurdes, Nirna, Jorge Luiz, Aurora, Astésia, Cleusa, Helena Kolody, Gracelize, Joãozinho, João Darci, Mônica, Irene, Maria José, Maria de Fátima, Márcia Batista, Garcia e tantos(as) outros(as). A cada nome, todos(as) gritavam: Presente!
A APP é o maior sindicato do Paraná e também um dos maiores do Brasil, isso só foi possível com a união de toda a categoria, explica o secretario de assuntos jurídicos, professor Mario Sergio Ferreira de Souza. “Lembro da APLP, APMP, Sinte-PR, todas essas entidades, que abriram mão do espaço de “poder” que eles tinham, em nome da unidade da categoria e foi o que transformou a APP nesta força representativa que é hoje para a sociedade e principalmente para a defesa da escola pública”.
A presidenta da APP, professora Marlei Fernandes de Carvalho ressalta a importância da entidade nestes 67 anos. “A gente só pode ter muito orgulho de ter a APP como a grande organizadora das nossas lutas e da nossa profissão. Mas não só isso, ela é importante para a história da educação brasileira, para a história do Estado do Paraná, para a história da democracia e para a história da educação publica e de qualidade. Viva a APP!”.
Foram muitas vitórias, mas também muitas dificuldades é o que conta o secretario de comunicação da entidade, professor Luiz Carlos Paixão da Rocha. “Hoje nós queremos lembrar essa bela história de lutas, conquistas e também de muito sofrimento porque embora haja um discurso na sociedade que a educação é prioridade, a gente sabe que não é bem assim, não é uma luta fácil, você precisa romper, superar obstáculos e só com muita garra, ousadia e dedicação que se faz essa luta. Nós que estamos na direção da APP hoje, temos sempre esse olhar com aqueles e aquelas que ajudaram a construir a essa entidade”.
Depois dos parabéns o bolo foi cortado e os professores(as) e funcionários(as) presentes no acampamento puderam compartilhar deste importante momento ao som do violão e da voz do professor Luiz Carlos dos Santos.