A CNTE estará presente à nossa Marcha, nesta terça (29), promovendo a 15ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública
Desde o dia 24 de abril, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) está realizando, em todo o país, a 15ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. O objetivo, de acordo com a entidade, “é potencializar as discussões acerca dos principais temas da política educacional do Brasil”. Este ano, o ato no Sul do país já estava previsto para ocorrer em Curitiba, mas com a deflagração da greve geral dos(as) educadores(as) do Paraná, a Confederação resolveu participar da Grande Marcha da Educação, que será realizada amanhã e deve reunir cerca de 30 mil trabalhadores(as) em Educação do Paraná. Estão previstas as participações de caravanas dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
Esta edição da Semana Nacional em Defesa da Educação tem como tema “Planos de educação como instrumentos da valorização profissional”. A entidade está promovendo debates organizados pelos sindicatos filiados nas cinco regiões do país, abordando assuntos como o direito à educação, carreira e jornada de trabalho, formação dos profissionais da educação, condições de trabalho e financiamento da educação. Para a CNTE, é imprescindível que os planos estaduais, distrital e municipais de educação tenham como eixos a ampliação do financiamento e o aprimoramento do controle das verbas da educação; a erradicação do analfabetismo e a universalização do acesso à educação básica; a valorização de todos os profissionais da educação; e o protagonismo das escolas e seus atores nos processos de avaliação e melhoria da qualidade da educação.
Com informações da CNTE
:: Acesse o nosso HOTSITE DA GREVE