Após 7 dias de greve e quase duas semanas de paralisação, educadores(as) voltaram às escolas com importantes conquistas na mochila. Foram dias intensos de visitas, debates, marchas, enfrentamentos e negociações. A categoria retorna às aulas fortificada e com muitas histórias para contar aos alunos.
A greve foi histórica, chegou aos 90% de adesão em todo o Paraná. O acampamento organizado em frente ao Palácio Iguaçu foi movimentado, com uma programação política e cultural de peso que reuniu professores(as), funcionários(as), estudantes e comunidade em geral. Muitos movimentos e entidades sociais de alguma forma manifestaram seu apoio à greve. No dia 29 de abril, 20 mil educadores(as) pararam o centro de Curitiba numa marcha rumo à sede do governo estadual, um mar vermelho de pessoas invadiu as principais ruas da capital. As redes sociais tiveram papel importante na mobilização. A todo instante fotos e vídeos sobre a greve eram compartilhados, tornando esse movimento, uma luta de todos e todas.
Além da histórias para contar, vitórias!
A APP-Sindicato organizou uma campanha com imagens explicando de forma mais sucinta as conquistas da greve. A campanha pode ser visualizada e compartilhada pela página da APP no Facebook. Clique aqui e confira.
Nada disso seria possível sem a garra e a dedicação de cada educador(a) que acreditou e se empenhou nesta luta. Parabéns a todos e todas que tiveram coragem de participar desse movimento histórico e inverter o quadro que se encontrava a Educação no Estado. A luta continua para que todos os itens da pauta de reivindicação seja atendidos.