Trabalhadoras(as) de todas as áreas de atuação da Educação Especial (deficiência auditiva, visual, motor e intelectual, que atuam nas salas de recursos ou multimeios, intérpretes de libras e professores(as) de apoio) reuniram-se hoje(14) na sede da APP-Sindicato para o debate sobre a situação da educação especial no Paraná.
O Seminário foi organizado pela secretaria Educacional da APP após a negociação feita com o governo durante a greve da categoria. Uma das conquistas da mobilização foi a reabertura do diálogo para a implantação da hora-aula e da hora-atividade nessa modalidade de ensino.
No período da manhã,houve uma revisão teórica da concepção da educação especial e uma análise histórica e política do atual momento. A secretária Educacional da APP-Sindicato, professora Walkíria Olegário Mazeto definiu a trajetória de lutas que culminou com a organização do Seminário: “Nós já tivemos vários momentos com a educação especial em que construímos uma pauta, que foi entregue ao governo e iniciamos um debate. Mas esse debate foi interrompido, então no processo da greve nós reconquistamos esse espaço, reabrimos o debate e agora fomos chamados para compor uma comissão junto com as Apaes, as federações e o governo para retomar a pauta. Desta forma, nós achamos por bem chamar um Seminário com os trabalhadores, para unificar a pauta, unificar essa linguagem e daqui tirar os representantes que vão compor junto com os representantes da APP essa comissão de negociação”.
A presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho, ressaltou a importância do Seminário. “Este Seminário é para rever toda a pauta, principalmente a hora-aula que é uma das demandas centrais, um dos pontos da nossa greve, a aplicabilidade total da hora-atividade, a situação dos convênios, os direitos dos trabalhadores e uma gestão democrática nestas escolas conveniadas, é um conjunto de tarefas e revisão da nossa conferencia de 2010. É um dia de muito debate e de reorganização da pauta deste seguimento dentro da nossa categoria”.
À tarde.o debate foi feito em grupos de trabalho, onde a pauta da educação especial foi revista e atualizada, houve também a eleição dos(as) representantes que se unirão à direção estadual da APP-Sindicato para a negociação com o governo.
Ouça aqui o áudio de avaliação do Seminário com a secretária educacional da APP-Sindicato, professora Walkíria Olegário Mazeto
Comissão da Educação Especial eleita durante o Seminário da APP:
Titulares: Enio R. Rosa, Marta de Fátima da Silva e Marines Paschoale
Suplentes: Edmundo Silva Novaes, Ana Paula da Silva e Edina Regina Santoro Javarini