Na próxima terça-feira (27) a partir das 9h será realizado, em Curitiba, o I Seminário da Mulher Trabalhadora. O tema central é a Informalidade do Trabalho no Paraná e a Mulher trabalhadora. O evento está sendo organizado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Paraná (CEDM).
“Sabemos que as mulheres ganham, em média, 30% menos do que os homens no mercado de trabalho. Mas ainda há o grande problema da informalidade e outras situações específicas que somente a mulher passa, como é o caso das trabalhadoras domésticas”, explica a secretária da Mulher da Trabalhadora, Maria Eliana dos Santos.
Para tratar do tema, a CUT Paraná e o SindiPetro PR/SC estão trazendo para Curitiba a presidenta da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creusa Oliveira. Ela falará sobre a situação das trabalhadoras domésticas e os entraves da PEC que ainda não foi regulamentada
O Seminário também abordará as condições e o impacto do trabalho informal na vida das mulheres, desafios e iniciativas possíveis para a valorização das mulheres no mercado de trabalho. “Vamos nos aprofundar sobre o tema e também discutir ações que possam diminuir a informalidade”, completa Eliana.
O Seminário ainda terá intervenções de representantes da CUT Paraná, da Fetraf, da OAB, do DIEESE, entre outros. O evento acontecerá durante toda a terça-feira no auditório da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária do Estado do Paraná (Rua Pedro Ivo, 750).
Para fazer a inscrição basta preencher o formulário clicando aqui.
Fonte: CUT/PR