Dez dos 11 países “mais positivos” do mundo estão na América Latina, de acordo com um novo estudo realizado pelo Gallup. A publicação perguntou a mil pessoas em 138 países se elas tinham experimentado emoções “positivas” no dia anterior. O estudo foi realizado em 2013 e divulgado esta semana.
Segundo a pesquisa, apesar do conflito e instabilidades que dominam o noticiário, as pessoas ao redor do mundo estão experimentando muitas emoções positivas. Pelo menos sete em cada 10 adultos relataram terem se divertido, sorrido, sentido-se bem descansados, e terem sido tratados com respeito, enquanto 51% relataram ter aprendido ou feito algo interessante no dia anterior.
O Paraguai ficou no topo da lista pelo terceiro ano consecutivo, com 87% dos entrevistados dizendo que tinham experimentado emoções positivas no dia anterior. Panamá, Guatemala, Nicarágua e Equador completam a lista dos top 5 em 2013. “Que muitas pessoas estão relatando as emoções positivas na América Latina, pelo menos em parte, reflete a tendência cultural na região para se concentrar nos aspectos positivos da vida”, detalha Jon Clifton, no estudo da Gallup.
Por outro lado, a Síria, que enfrenta uma guerra civil há três anos, ficou em último lugar, com apenas 36% dos entrevistados relatando alguma positividade.
“É a pior medida já realizada pela Gallup, em todos os países pesquisados, desde o início do estudo”. A pesquisa também ressalta que menos de um em cada três sírios relatam se sentir descansados (31% ), ter tido sensação de prazer (31%), aprendido ou feito algo interessante (25%) no dia anterior”.
Os onze países mais positivos, segundo o estudo:
Paraguai
Panamá
Guatemala
Nicarágua
Equador
Costa Rica
Colômbia
Dinamarca
Honduras
Venezuela
El Salvador
As dez nações menos positivas:
Síria
Chad
Lituânia
Bósnia
Sérvia
Nepal
Belarus
Iêmen
Azerbaijão
Nagorno-Karabakh (região no sul do Cáucaso)
Fonte: Portal Terra