Cerca de 500 educadores(as) vindos(as) de todas as regiões do estado, estiveram reunidos(as) na manhã de hoje (24) no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários em Curitiba para a Assembleia Extraordinária da APP-Sindicato.
Dentre as deliberações foi aprovado um calendário de mobilização. Uma campanha será lançada nos próximos dias pela APP para acompanhamento da votação do Plano Nacional de Educação na Câmara Federal. Debates educacional e da pauta dos(as) trabalhadores(as) em Educação serão realizados nas Conferências Regionais e Conferência Estadual da Educação. Também será encaminhado um debate com os(as) candidatos(as) ao governo do Estado do Paraná, local e data serão divulgados em breve. O Estado de Greve dos(as) educadores(as) será mantido e o indicativo de que a qualquer momento a Assembleia Estadual poderá ser retomada, dependendo da necessidade. Por fim, o dia 30 de agosto como de costume, haverá a grande mobilização da categoria, relembrando o Dia de Luto e Luta.
A Conferência Estadual de Educação da APP acontecerá nos dias 01 e 02 de agosto no Centro de Convenções de Curitiba e após o Curso de Formação da APP nos dias 13 e 14 de junho, debates serão realizados nas escolas, é o que explica a secretária Educacional, professora Walkíria Olegário Mazeto: “Com a primeira etapa estadual da formação nós iniciaremos já o debate, porque a formação este ano está ligada a Conferência e os participantes desse curso já sairão com a tarefa de construir o debate nas escolas, que é a primeira etapa da Conferência. Da escola saem os delegados para as Conferências Regionais que cada Núcleo Sindical deverá organizar e de lá saem os delegados para a Estadual. Na Conferência Estadual nós fecharemos um documento, a carta da Conferência que vai trazer todas as nossas defesas e o que é que os trabalhadores e trabalhadoras da Educação pública do Paraná defendem para a próxima gestão. Isto é um material que irá servir de base para o debate dos candidatos ao governo”.
A Assembleia também elegeu os quatro representantes da APP junto ao Conselho do Magistério, que é o órgão da ação disciplinar dos educadores e está vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seed). Como titulares ficou Osvaldo Alves de Araújo e Cláudia Gruber e de suplentes Elvira Maria Isabel Jaroskevicz e Ciro Ellenberger. Quanto às eleições internas da APP, que acontecerá no dia 10 de setembro, a Comissão Eleitoral Estadual foi eleita e após a leitura foi aprovado o Regimento Eleitoral 2014.
A presidenta da APP-Sindicato, professora Marlei Fernandes de Carvalho que fez os informes das negociações com o governo e dos desdobramentos da greve vê que a categoria continua unida, forte e disposta a continuar na luta, “nós mantemos o Estado de Greve, avaliamos a primeira reunião de negociação com o governo. Já temos as propostas dos projetos de lei, já temos as comissões formadas, a data-base essa semana estará no salário do mês de maio, a primeira parcela do pagamento dos atrasados também está sendo preparada, temos uma reunião com a procuradoria geral para tratar da questão dos aposentados e aposentadas. Enfim, o conjunto da nossa pauta foi debatido mais uma vez nessa Assembleia. Vamos nos preparar para este novo período de luta e de mobilizações, avaliando cada processo”.