'30 de Agosto' Especial incentiva respeito à diversidade

’30 de Agosto’ Especial incentiva respeito à diversidade


null

No dia 17 de maio, o mundo celebrou o ‘Dia Internacional de Combate à Homofobia’. Em consonância com a data, A APP-Sindicato, através da Secretaria de Gênero, Relações Étnico-raciais e dos Direitos LGBT, produziu um material especial que está sendo distribuído nas escolas da rede estadual sobre a data e o seu significado. Em um texto especial para a edição, intitulado ‘A Educação e a luta pelos direitos dos(as) LGBTs’, a secretária da pasta, professora Elizamara Goulart, explica a importância deste debate nas escolas, bem como o pioneirismo da APP nesta discussão.

“Apesar de assegurado o direito à educação livre de qualquer tipo de discriminação, a cada dia mais alunos(as) têm este direito negado pelo preconceito sofrido nas escolas, seja por parte de colegas ou dos(as) educadores(as)”, explica ela em um trecho. “A homofobia no ambiente escolar, sofrido pelos sujeitos e sujeitas devido sua orientação sexual ou identidade de gênero, é um dos assuntos mais importantes para área da educação. Trabalhar o tema da Diversidade Sexual, do respeito às diferenças e do convívio humanitário é um desafio para educadores e educadoras na sociedade atual”, complementa.

De acordo com Elizamara, a “APP-Sindicato, através da Secretaria de Gênero, Relações Étnico-raciais e Direitos LGBT – juntamente com os movimentos sociais e Coletivo Estadual de Combate à Homofobia – promove este debate com os(as) educadores(as) através dos cursos de formação, seja estadual ou regionais, que acontecem anualmente nos Núcleos Sindicais espalhados pelo Estado, explica. “Tudo isto faz com que a entidade seja reconhecida nacionalmente pelos trabalhos realizados na promoção do respeito à Diversidade Sexual no ambiente escolar”, finaliza.

:: Clique aqui para ler o 30 de Agosto Especial – 17 de maio

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU