Começou na manhã de hoje (13) a primeira etapa da Turma Estadual do Curso de Formação de 2014 da APP-Sindicato. Cerca de 160 educadores(as) vindos de várias regiões do estado vieram a Curitiba para a etapa que precede os cursos de formação regional e antecede a Conferência Estadual de Educação, que será nos dias 1 e 2 de agosto, e também os debates com as candidaturas ao governo do Estado.
Na abertura, fazendo memória ao momento em que os(as) brasileiros(as) tem vivido no país por conta da Copa do Mundo, a Secretaria de Formação da APP, professora Janeslei Aparecida Albuquerque leu o texto “O torcedor” do livro “Futebol ao Sol e à Sombra” de Eduardo Galeano e em seguida como parte da acolhida cultural, o uruguaio Miguel e o argentino Javier cantaram três músicas.
O presidente interino da APP, professor Hermes da Silva Leão fez uma breve acolhida aos(às) participantes ressaltando a importância da continua formação, “a qualificação dos nossos dirigentes é uma exigência do nosso movimento, o nosso grande desafio de ter uma teoria bem estruturada da nossa compreensão coletiva que vai nos ajudar a ter uma prática mais vitoriosa”. Ele também apresentou um panorama dos encaminhamentos pós-greve geral da Educação.
Em seguida o professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Chapecó/SC, Antonio Inácio Andrioli iniciou o Seminário sobre o livro de Adolfo Sánchez Vázquez “A Filosofia da Práxis”.
Na parte da tarde haverá uma mesa sobre a Conferência Estadual de Educação da APP, também uma Análise Crítica da Política Educacional do Governo Beto Richa e ainda sobre o Plebiscito popular por um novo sistema político e eleições, concepções de estado em disputa. O curso vai até amanhã(14) às 17h.