O Programa de Formação da APP-Sindicato, criado em 2007 e pelo qual já passaram cerca de 10 mil educadores(as), iniciou nesta sexta-feira (13) suas atividades deste ano. Hoje (13) e amanhã (14), dezenas de cursistas vindos de todas as regiões de Estado se debruçam sobre a obra de referência desta etapa: ‘A Filosofia da Práxis’, de Adolfo Sánchez Vázquez. O objetivo, segundo a secretária de Formação da APP, professora Janeslei Aparecida Albuquerque, é fomentar a “necessária reflexão sobre a práxis, o esforço de fazer a luta e pensar sobre a luta que se faz enquanto ela é realizada”.
“O tema da práxis abrindo o nosso programa de formação tem a ver com a decisão que tomamos de não sobrepormos tarefas aos nossos cursistas, isto é, de realizar os cursos de formação e, paralelamente, a Conferência de Educação da APP e outras tarefas. Assim, iremos construir um método de formação, de conferência, de plebiscito popular que pense, ao mesmo tempo o Estado que queremos”, explicou Janeslei.
No período da tarde desta sexta-feira, os participantes ouviram uma avaliação crítica, feita pela secretária Educacional da APP Walkíria Mazeto, das políticas educacionais adotadas pelo governo Beto Richa, contextualizadas nas ações desta administração até hoje. Em seguida, foi a vez de Janeslei situar a importância da Conferência de Educação do sindicato no quadro apresentado por Walkíria. Ela salientou a importância da atividade no sentido de orientar a categoria a compor o debate educacional neste período.
Por fim, a secretária de Políticas Sindicais da APP, professora Isabel Catarina Zöllner, e a integrante da Marcha Mundial das Mulheres Paraná, Liliane Coelho, falaram a respeito do ‘Plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político’. A iniciativa também será tema do Programa de Formação deste ano. Durante o debate desta sexta, os participantes foram orientados sobre a organização dos comitês do plebiscito nas suas regiões.
Neste sábado (14), o dia será voltado para o tema Conferência de Educação. Inclusive, o caderno de debates será apresentado e distribuído e os Núcleos Sindicais receberão orientações sobre a realização das etapas regionais da atividade.
Leia também:
:: Turma estadual do Curso de Formação 2014 inicia suas atividades