A primeira etapa da Turma Estadual do Curso de Formação 2014 da APP-Sindicato entrou no seu segundo dia de atividades na manhã deste sábado (14). Educadores e educadoras de todo Estado estão reunidos na sede do Sindicato para a realização deste curso de qualificação cuja proposta é aliar teoria e prática na construção de ações para melhoria do Estado.
“Hoje vamos à praxis: ler e debater o Caderno da Conferência para nos preparamos para organizar as etapas regionais da Conferência da APP em cada Núcleo. Agora os grupos se reúnem pelos os eixos, níveis e modalidades de ensino, gestão, financiamento, funcionários, aposentados e os temas da diversidade para ler e conhecer o Caderno e assim encaminhar o trabalho lá na regional’, explica a coordenadora do Curso de Formação, professora Janeslei Albuquerque, ao lembrar que esta edição faz parte de um amplo projeto de análise social que precede os Cursos de Formação nas regionais e antecede a Conferência Estadual de Educação, a ser realizada nos dias 1 e 2 de agosto, e também aos debates com as candidaturas ao governo do Estado do Paraná.
Participante do eixo temático que trata da diversidade humana e promoção do respeito social, a professora Laysa Carolina Machado, contextualiza o papel das discussões tratadas no Curso de Formação e sua ligação direta com a promoção de melhorias na escola. “O papel da escola seria em não descuidar do humano, ela tem como principal objetivo informar não só o aluno e a família em sim, mas principalmente investir na formação do seu corpo docente”, reforça ao tratar do papel dos movimentos sociais na qualificação dos educadores e educadoras diante dos conflitos sociais e diferentes cenários políticos.
Leia também: