A Comissão de Saúde do Fórum das Entidades Sindicais (FES) teve nesta quarta-feira (18) a primeira reunião de trabalho com o governo para tratar do Novo Modelo Saúde que venha a substituir o Sistema de Atendimento à Saúde (SAS). Nesta reunião foi discutido o cronograma de trabalho, prazos e metas.
A secretária de Administração e Previdência Dinorah Nogara leu o decreto que institui a Comissão de Saúde e, conforme artigo 4º, as reuniões seriam mensais. Mas a Comissão de Saúde discordou, argumentando que para agilizar os trabalhos e ter tempo para discutir um projeto tão amplo que será necessário reuniões quinzenais, o que foi acatado pela secretária.
Na reunião de apresentação entre as comissões do FES e do governo, também foi elaborado o cronograma de trabalho. A comissão formada pelo governo será coordenada por Eduardo Michiatti, superintendente do DAS, e terá quatro representantes da Secretaria de Estado da Administração, dois do Serviço Social Autônomo da ParanaPrevidência e cinco do FES: Hermes Silva Leão e Idemar Vanderlei Beki (APP-Sindicato), Elaine Rodella (Sindsaúde), Maria Auxiliadora (Sindseab) e Pedro Blasczak (Sintespo). Na assessoria, Silvana Gomes, da APP.
Ficou encaminhado entre FES e governo que para elaboração da nova proposta de assistência médico-hospitalar para os servidores públicos estaduais e seus dependentes, a comissão iniciará os trabalhos dos seguintes tópicos: cobertura do plano, modelo de gestão do sistema, financiamento e criação do fundo de manutenção do plano. A próxima reunião será dia 15 de julho, quando o primeiro tema debatido será a cobertura do plano.
O Fórum lembra a todos(as) os(as) servidores(as) que enquanto não há um novo modelo de saúde, o funcionalismo ainda depende do SAS. Sendo assim, se por algum motivo o servidor tiver dificuldades no atendimento do SAS nas 15 macrorregiões do Estado, é fundamental fazer o registro no endereço da Ouvidoria do Sistema no portal do servidor: www.sas.pr.gov.br.