Realizada hoje (25) na sala do Grupo de Recursos Humanos (GRHS) da Secretaria de Estado da Educação (Seed), em Curitiba, a Comissão de Estudo do Cargo de 40 horas novamente se debruçou sobre as possíveis alterações no Decreto nº 4213, de 2009, que criou o cargo de 40 horas.
Uma das alterações já de consenso na Comissão é que a partir de agora a dobra seja ofertada a cada ano, assim como acontece com o Concurso de Remoção.
Em boa parte da reunião se debateu quem poderá participar da dobra. Na ofertada anteriormente, só puderam participar professores(as) com lotação em estabelecimentos de ensino. No entendimento da Comissão poderá participar também quem estiver lotado em município, o que tiraria o impeditivo dos(as) professores(as) da Educação Especial de participarem do processo.
Uma das grandes polêmicas debatidas na reunião foi em relação ao direito de participação dos(as) readaptados(as), conforme reivindica a APP. Novos debates ainda serão feitos sobre o tema.
As sugestões elaboradas por esta Comissão, ao final dos trabalhos, serão encaminhadas ao Secretário de Educação para serem discutidas numa mesa de negociação, juntamente com a APP-Sindicato.
Participaram desta reunião: pela APP, os(as) diretores Hermes Leão (Presidente interino e Organização), Luiz Carlos Paixão da Rocha (Imprensa), Walkíria Mazeto (Educacional) e Elizamara Goulart (Gênero). Pela Seed, além da chefa do GRHS, Graziele Andreola, participaram os(as) técnicos(as): Maria Aparecida Gomes, Marco Dacol, Roberlei de Souza e Nibele Cristina Costa.