Já é sabido e sofrido por toda categoria que o governo do Estado acumula dívidas com os trabalhadores e trabalhadoras da Educação. No acumulado dos últimos três anos o montante ultrapassa os R$ 100 milhões de reais. Valores relativos ao não pagamento de avanços e outros direitos nas progressões da carreira.
Ou seja, os(as) servidores(as) protocolaram suas qualificações, conquistaram direitos na carreira que até foram implantados na folha, mas não receberam pelos avanços na profissão. Graças a luta da categoria, organizada pela APP-Sindicato, com a greve de ampla adesão em todo Paraná, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) anunciou ontem (24) que deve implantar, no dia 30 deste mês, a primeira das três parcelas das progressões e promoções devidas.
Nesta primeira parcela, paga no dia 30 de junho, todos os atrasados, inclusive PDE, até abril de 2013, mais o mês de agosto e o mês de outubro de 2013 serão pagos de uma única vez. Os valores referentes aos meses de maio, junho, julho, setembro e novembro de 2013 virão também em uma única vez em agosto. Os valores do décimo terceiro, dezembro, 1/3 de férias, janeiro e fevereiro de 2014 serão pagos em novembro deste ano.Todos os cálculos serão feitos levando em conta a férias, adicionais, 13° salário, Imposto de Renda e outras situações.
O que será pago nestas três parcelas (junho, agosto e novembro)
FUNCIONÁRIOS(AS)
– Progressão de agosto de 2012 a fevereiro de 2013
– Promoção desde agosto de 2012 até fevereiro de 2014
PROFESSORES(AS)
– Pagamento das promoções (PDE 2010 e enquadramentos no Nível II) de agosto de 2012 até fevereiro de 2014
– Promoção desde agosto de 2012 até fevereiro de 2014