Em meados do primeiro semestre deste ano, o Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Pinhais (Sinsep) realizou uma greve e uma série de mobilizações no município, em busca de melhorias salariais e de condições de tralho para a sua categoria. Inclusive, uma das bandeiras centrais era a defesa de uma parcela dos seus trabalhadores que corria o risco de demissão por conta de mudanças que seriam implantadas pela prefeitura. E, infelizmente, estas demissões ocorreram. Neste período, a direção da APP-Sindicato esteve presentes em um ato a favor dos trabalhadores e do sindicato, realizado na cidade.
Em virtude das mobilizações – que refletem o livro exercício de organização da classe trabalhadora – a atual administração do município decidiu adotar práticas antissindicais contra a entidade. Inclusive, o prefeito Luiz Carlos Setim abriu uma queixa crime contra a presidenta do sindicato, Juciane Zuanazzi. A primeira audiência ocorreu em junho. Como não houve acordo, uma nova audiência acontecerá dia 24 de julho.
Em vista deste quadro e da franca perseguição do Poder Executivo contra a organização sindical e dos trabalhadores e trabalhadoras daquele município, a APP-Sindicato vem a público se solidarizar com os companheiros e companheiras do Sinsep, bem como repudiar publicamente a ação antissindical adotada pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. A entidade reitera o pedido – já feito por outros segmentos, inclusive pela Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT/PR) – para que seja retirada a ação criminal contra a presidenta do Sinsep.
A APP defende, acredita e apoia a livre organização da classe trabalhadora e o respeito as ações sindicais.