Site traz lista de livros sobre dificuldade de aprendizagem

Site traz lista de livros sobre dificuldade de aprendizagem


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A última edição disponibilizada no ‘Jornal’ do Portal do Professor trouxe como tema as dificuldades de aprendizagem no ambiente escolar e os desafios enfrentados por professores, alunos e familiares. Além das diversas notícias e entrevistas, a edição 102 da publicação eletrônica oferece sugestões de livros aos interessados no tema.

O Portal do Professor é um espaço on-line no qual educadores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área. Confira abaixo os 26 livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e/ou levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:

Diagnóstico e Tratamento dos Problemas de Aprendizagem
Sara Paín – Editora Penso – Brasil – 1992 – 4ª edição

Este é um livro de referência na área da psicopedagogia e da psicologia da aprendizagem que se mantém atualizado e essencial aos profissionais que buscam recursos qualificados para o diagnóstico e o tratamento dos problemas de aprendizagem.

Sara Paín une de forma inovadora a psicanálise, a teoria piagentiana e o materialismo histórico, oferecendo subsídios teóricos e práticos para qualificar o trabalho realizado com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem.

Dificuldades de Aprendizagem Moderadas, Graves e Profundas
Michael Farrell – Editora Penso – Brasil – 2008

É um recurso acessível e prático com uma abordagem sensata e viável para professores e educadores que desejam promover um bom atendimento em sala de aula. Leitura essencial para todos os profissionais interessados no tema.

Estratégias de Ajuda a Alunos com Dificuldades de Aprendizagem
Pierre Vianin – Editora Penso – Brasil – 2012 – 2ª edição

O desafio desta obra é apresentar aos profissionais envolvidos na aprendizagem – professores, supervisores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos escolares, psicopedagogos – uma abordagem estratégica de ajuda pedagógica com base nos conhecimentos atuais em psicopedagogia cognitiva. As informações ajudam a compreender, por exemplo, como estudar de forma eficaz, preparar-se para exames, resolver problemas de matemática e ler e compreender textos difíceis.

Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
Julie Dockrell, John McShane – Editora Penso – Brasil

Os autores apresentam um panorama das dificuldades de aprendizagem, unindo teoria e prática. Eles argumentam que, para se avaliar os problemas da criança e montar um programa de intervenção bem-sucedido, é imprescindível a compreensão do sistema cognitivo.

Vencendo as Dificuldades de Aprendizagem Escolar
Maria Lucia Lemme Weiss, Alba Weiss – Editora Wak – Brasil – 2009

Este livro contribui para a reflexão de estudantes e profissionais na área da educação, psicopedagogia e de diferentes clínicas, possibilitando-lhes o encontro com experiências diversas de ajuda aos alunos com dificuldades na aprendizagem escolar. Técnicas simples nos atendimentos vão desde o uso da sucata ao uso da informática, permitindo novas abordagens individuais e grupais, na busca da melhoria no desejo, no prazer e no verdadeiro aprender em sala de aula, em qualquer grau de escolaridade.

Dificuldades de Aprendizado
Jordano Copetti – Editora Juruá – Brasil – 2008 – 2ª edição

Ao ler este livro, pais, professores e profissionais da área da saúde e educação vão ter respostas a muitas perguntas sobre os problemas de aprendizado que não haviam sido encontradas em nenhuma outra fonte no Brasil, por exemplo: Qual a diferença entre um problema no aprendizado e um transtorno do aprendizado? Os problemas de aprendizado são doenças biológicas? Por que uma criança inteligente pode ter um fraco desempenho escolar? Por que uma criança excelente em matemática pode não desenvolver uma boa capacidade de escrita? O que a linguagem tem a ver com o aprendizado da leitura? Déficit de atenção causa problemas no aprendizado ou isto é uma lenda? (…)

Manual de Dificuldades de Aprendizagem
Jesus Nicasio García – Editora Artmed – Brasil – 1998

Por que alguns alunos não sabem resolver problemas matemáticos? Como detectar a causa de suas dificuldades? Que estratégias utilizar no dia a dia da sala de aula? O que realmente se pode esperar de cada estudante, de acordo com suas capacidades e seu tipo de aprendizagem? Este livro oferece respostas sérias e objetivas a estas indagações de psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos.

Dificuldades de Aprendizagem de A a Z
Corinne Smith, Lisa Strick – Editora Penso – Brasil – 2012

Este livro apresenta as descobertas mais importantes acerca das funções cerebrais e do processamento da informação, cobrindo todos os estágios do desenvolvimento. Explora também “mitos” e  “lendas” que permeiam este tema. É um recurso completo que auxilia tanto na escola quanto em casa.

Dificuldades de Aprendizagem e Intervenção Psicopedagógica
Jesús-Nicasio Garcia Sánchez – Editora Penso – Brasil

Este livro apresenta pesquisas que se desenvolveram nos últimos anos e contribuíram para o desenvolvimento da psicopedagogia, que está se firmando como uma área do conhecimento importante na melhora da qualidade de vida das pessoas.

Dificuldades de Aprendizagem – No Ensino Fundamental
Wagner Rogério de Souza Jardim – Editora Loyola – Brasil – 2001

O objetivo deste livro é auxiliar e orientar os agentes educacionais e sugerir estratégias: identificar o problema da criança; avaliar sob os diversos enfoques profissionais a conduta de trabalho; acompanhar o aluno dentro da sala de aula; treinar os professores para um trabalho individualizado; apoiar e orientar os familiares dos alunos; buscar acompanhamento técnico especializado, se necessário; produzir uma literatura que mapeie nossas dificuldades específicas, por meio de pesquisas e observações de campo.

Problemas de Aprendizagem
Elisabete da Assunção José, Maria Teresa Coelho – Editora Ática – Brasil – 2011 – 13ª edição

As autoras desse livro fornecem, de forma clara e sistemática, informações para que seja possível lidar adequadamente com os problemas de aprendizagem, abordando a noção de normalidade e patologia antes de apresentar os distúrbios.

São englobados os distúrbios da fala (mudez, atraso na linguagem, problemas de articulação e fonação, distúrbios de ritmo e afasia); os de leitura, escrita e aritmética; os psicomotores; os de saúde física e os de comportamento (como autismo, agressividade, medo, fobia escolar, ciúme, timidez, fantasia, negativismo, agitação, além de problemas sexuais e familiares). Para reduzir os efeitos desses distúrbios ou até mesmo evitar que apareçam, o livro, que tem uma abrangência multidisciplinar, traz uma série de exercícios úteis.

Como Prevenir as Dificuldades na Expressão Escrita
Francisco Salvador Mata – Editora Penso – Brasil

O autor descreve de forma clara e simples o processo da expressão escrita, isto é, as operações que se desenvolvem na mente de quem escreve um texto e dedica um espaço importante para a descrição das dificuldades que ocorrem neste processo.

Dificuldades na Aprendizagem da Escrita                             
Valéria Queiroz Furtado – Editora Vozes – Brasil – 2009

Esta obra tem como objetivo oferecer subsídios teóricos e práticos aos profissionais que trabalham com crianças que apresentam dificuldades na escrita. aborda a importância da expressão corporal e da ludicidade no processo ensino-aprendizagem, para mobilizar simultaneamente o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade, e possibilitar a construção das estruturas fundamentais do pensamento abstrato.

Dificuldades de Aprendizagem em Leitura e Escrita
Geraldo Peçanha de Almeida – Editora Wak – Brasil – 2009

Este livro é rigorosamente metodológico, estruturado e formatado para atender especificamente os alunos com características médias ou acentuadas de aprendizagem na leitura e na escrita. Trata-se de uma possibilidade fônica, ou seja, não é um método global de alfabetização, pois não parte do texto e das ideias que são apresentadas ali para posterior desmembramento e trabalho por parte de alunos e professores.

É um método pensado para atender crianças e adultos que fogem ao padrão regular de aprendizagem. Todas as atividades propostas partem do princípio que deverá ser desencadeado e desenvolvido gradativamente pelos professores.

Por Que é Tão Difícil Aprender?
Anna Sans Fitó – Editora Paulinas – Brasil

O livro analisa os transtornos de aprendizagem mais presentes nas escolas e na sociedade: o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (dificuldade de aprender a controlar o próprio comportamento), a dislexia (dificuldade de leitura), o transtorno de aprendizagem não verbal (dificuldade em compreender a linguagem gestual e corporal), a síndrome de Asperger (dificuldade de interação social), os transtornos do desenvolvimento da linguagem (disfasia, problemas fonológicos e/ou auditivos) e a discalculia (dificuldades em processar números, executar cálculos aritméticos e resolver problemas matemáticos). 

Com linguagem clara e objetiva, que facilita a compreensão de leigos no assunto, a obra é composta de seis capítulos, cada um deles dedicado a um dos transtornos de aprendizagem e estruturados da mesma forma: definição do problema, possíveis causas, manifestações primárias e secundárias, descrição do tratamento e indicação de estratégias de ajuda para pais, educadores e psicólogos.

Desatentos e Hiperativos
Gustavo Teixeira – Editora BestSeller – Brasil – 2011

Embora o Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) esteja validado pela comunidade científica internacional, e seja reconhecido pela Organização Mundial de Saúde e pela Associação Americana de Psiquiatria, ainda pairam entre os brasileiros muitas dúvidas e controvérsias sobre seu diagnóstico e tratamento.

O livro é resultado do trabalho minucioso e preciso do Dr. Gustavo Teixeira. Fornece um mapeamento detalhado e esclarecedor de como o tema deve ser abordado por pais, alunos e professores com vistas a colocar em pauta reflexões sobre a maneira correta de diagnosticar o TDAH, as etapas que devem ser observadas durante o processo diagnóstico e as terapias utilizadas no tratamento.

Dislexia e Outras Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Michael Farrell – Editora Penso – Brasil – 2008

Dificuldades de aprendizagem específicas como dislexia, dispraxia e discalculia podem provocar mau desempenho na escola e levar a problemas emocionais e baixa autoestima. As crianças com essas dificuldades precisam de um alto nível de entendimento, encorajamento e apoio por parte da professora, a fim de atingir seu pleno potencial em um ambiente inclusivo.

Dificuldades na Aprendizagem da Leitura
Terezinha Nunes, Lair Buarque, Peter Bryant – Editora Cortez – Brasil

Uma percentagem significativa de crianças não aprende a ler, contrariando o esperado pelos pais. As razões para essas decepções podem ser as mais variadas. Uma delas é que a criança pode ter uma dificuldade específica de aprendizagem de leitura: a dislexia.

As causas da dislexia ainda são controvertidas, mas já existem algumas direções claras para o atendimento das crianças com dificuldade de aprendizagem. Os autores analisam as controvérsias que cercam o conceito e listam medidas que podem ajudar a preparar criança para a aprendizagem da leitura.

Dislexia e Outros Distúrbios da Leitura-Escrita
Jaime Zorzi e Simone Capellini – Editora Pulso Editorial – Brasil – 2008 – 1ª edição

Dificuldades na leitura e escrita comprometem toda a escolaridade do aprendiz, pois ambas as habilidades representam as bases do processo educativo. Inúmeras são as causas para tais déficits e ainda há incontáveis maneiras de intervenção, de acordo com a raiz da dificuldade.

Sobre estas premissas, são escritos os capítulos de “Dislexia e outros distúrbios da Leitura – Escrita”, que trazem estratégias e dicas para avaliação e tratamento de desvios de aprendizagem, em uma abordagem cognitiva que contempla o educando dentro e fora das relações do espaço escola.

TDAH – Inclusão nas Escolas
Luciana Nascimento, Chary A Alba Castro – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2009

O professor tem papel fundamental no processo de aprendizagem de crianças e adolescentes com TDAH. Afinal muitas crianças são rotuladas injustamente com esse diagnóstico pelos professores. Porém, muitos desconhecem a condição do TDAH e como lidar com estes alunos em sala de aula. Diante da prevalência de 3% a 6% desta síndrome, sendo na sua maioria crianças em idade escolar, não se trata, portanto, de algo tão incomum assim.

Neste caso, não podemos negar que muitas escolas irão se deparar com estes alunos. Então, como adequar a classe regular para os mesmos? Em virtude desta problemática, este livro aborda diversas estratégias para aplicação em sala de aula e também para pais e familiares de crianças com esta síndrome.

Programa de Intervenção com as Dificuldades Ortográficas
Maria Nobre Sampaio, Amparo Ygual-Fernández, José Francisco Cervera-Mérida, Simone Aparecida Capellini – Editora Pulso Editorial – Brasil – 2013

As estratégias apresentadas neste livro buscam proporcionar a reflexão dos escolares acerca do nosso sistema de escrita, de forma que o aprendizado, durante o processo de intervenção, torne-se mais prazeroso e sistemático, deixando de ser visto apenas como uma “prática de decorar palavras”.

A ideia é que profissionais da área da saúde e da educação possam utilizar o material como mais um recurso educacional e terapêutico em prol dos escolares com dificuldades de aprendizagem.

Técnicas de Intervenção Psicopedagógica
Leila Sara José Chamat – Editora Vetor – Brasil – 2008 – 1ª edição

O livro é oriundo da experiência da autora por longos anos, nos quais supervisionou trabalhos e atendeu casos de problemas e dificuldades de aprendizagem (psicopedagógicos).

O texto desta obra discorre sobre o aparato teórico que fundamenta a intervenção psicopedagógica e contém exemplos de casos de diferentes distúrbios de aprendizagem. Também são citados exemplos de aplicações de jogos psicopedagógicos.

Erro e Fracasso na Escola
Júlio Groppa Aquino (Org.) – Editora Summus – Brasil – 1997 – 4ª edição

O que faz um aluno não aprender? Onde está o erro: no aluno, no professor, na escola? Quais são as consequências psicológicas, pedagógicas e sociais desse evento? Quais são, enfim, as saídas possíveis para o fracasso escolar? A partir dessas questões, dez conceituados teóricos de diferentes áreas abordam o problema, oferecendo alternativas para um estudo aprofundado e para o enfrentamento prático do erro e do fracasso no cotidiano educacional.

Avaliação Psicopedagógica da Criança de Zero a Seis anos
Vera Barros de Oliveira, Nádia Aparecida Bossa – Editora Vozes – Brasil – 2011 – 19ª edição

O livro é um material didático para avaliação psicopedagógica de crianças de 0 a 6 anos. Oferece elementos necessários para a leitura das condições cognitivas, afetivas, neuropsicológicas, da linguagem e dinâmica familiar frente ao processo de aprendizagem. A orientação teórica e metodológica é baseada nos mais recentes estudos psíquicos na aprendizagem.

Avaliação Psicopedagógica da Criança de Sete a Onze Anos
Vera Barros de Oliveira, Nádia Aparecida Bossa – Editora Vozes – Brasil – 1996 – 10ª edição

Nesta fase, como nas demais, a criança apresenta interesses, preocupações, conflitos e necessidades que são reveladas por sua produção gráfica, lúdica e verbal; enfim, por seus comportamentos em geral.

Nesta obra, os autores apresentam os subsídios necessários para que esses comportamentos da criança possam ser vistos como reveladores da organização interna e, portanto, da compreensão que a criança tem do mundo e de si. Busca também facilitar o reconhecimento de problemas que, quando identificados nesta fase, podem ser solucionados, prevenindo transtornos mais graves na vida futura. Em cada capítulo, o autor mostra quais comportamentos fazem parte da vida da criança de 7 a 11 anos, bem como aqueles que indicam um sinal de alerta.

Avaliação Psicopedagógica do Adolescente
Nádia Aparecida Bossa, Vera Barros de Oliveira – Editora Vozes – Brasil – 1998 – 12ª edição

Neste livro os autores procuram caracterizar a etapa da adolescência do aluno, buscando distinguir os comportamentos sadios dos que são patológicos no processo de desenvolvimento. Propõe procedimentos e técnicas de diagnóstico e intervenção para identificar e tratar as causas dos problemas de aprendizagem, além de resgatar assim os recursos cognitivos do adolescente.

Fonte: Portal Brasil com informações do Portal do Professor

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