Seminário discute Etnia, Diversidade e Formação

Seminário discute Etnia, Diversidade e Formação


null

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) convida a todas e a todos para o II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação, a ser realizado no campus de Cascavel, nos dias 19, 20, 21 e 22 de agosto de 2014, com os seguintes temas em pauta: Sexualidade, violência sexual, LGBT, violência doméstica, raça, etnia afro-brasileira, religiosidade e estudos de gênero.

Esses temas trazem, como fulcro, abordagens que envolvem outras categorias de análise, tais como classe, história, cultura, mito, direitos humanos, religiosidade, literatura e artes. Se considerarmos que a cada duas horas uma mulher é assassinada no Brasil, em situação de violência doméstica e se considerarmos que a homofobia, a lesbofobia, a transfobia e o racismo resultam do recrudescimento de condutas fascistas que visam impedir os avanços sociais e democráticos de nossa cultura e organização social, veremos que urge criar espaços de troca de experiências e diálogo entre a universidade e outras instituições, aliando entidades e movimentos sociais como método de enfrentamento a essas ondas reacionárias.

Com essa visada, queremos incentivar a participação de pesquisadores, estudiosos, educadores, acadêmicos de graduação e de pós-graduação para analisar e refletir sobre os diversos aspectos relativos às desigualdades, preconceitos e intolerância, e, com isso, contribuir com o debate sobre questões como feminismo, misoginia, machismo, violência sexual, aborto seguro, diversidade LGBT, raça e etnia, que proporcionem uma formação crítica e militante nestas áreas como também a sistematização desses conhecimentos por meio de material bibliográfico.

Os resumos das comunicações a serem apresentadas no II Seminário Internacional de Etnia, Diversidade e Formação deverão ser encaminhados aos seus respectivos GTS até o dia 10 de agosto de 2014. Os artigos completos que comporão os Anais do Seminário deverão ser encaminhados ao seu respectivo GT até o dia 30 de outubro de 2014. Uma coletânea de 21 artigos, escolhidos entre os melhores, será publicada em formato de livro. Cada temática terá direito à publicação de sete artigos. Assim a temática LGBT poderá publicar sete artigos e as temáticas relações étnicos raciais na escola e a temática de gênero sete artigos, respectivamente. Os artigos que comporão este livro serão escolhidos pelos grupos de pareceristas dos GTS. Os demais artigos comporão os Anais.

O II Seminário propõe que nestes espaços seja assumida a posição de responsabilidade pela construção e divulgação de relações positivas como a superação de preconceitos, exclusão, ódio e segregação por meio da valorização dos contrastes das diferenças, buscando, além disso, construir formas de convivência dialógica das diferentes identidades histórico-culturais.

:: Saiba mais no site: https://sedifor.fnix.com.br/2014

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU