A Educação será o tema do debate da APP-Sindicato com os oito candidatos ao governo do Estado. Na próxima terça-feira (19), professores(as) e funcionários(as) da Educação saberão o que cada candidato ao governo do Paraná propõe para a educação pública a partir das 09h, no auditório da sede estadual da entidade, em Curitiba. O debate será transmitido ao vivo pelo portal do sindicato. Esta é a quarta vez que a APP realiza um debate entre os candidatos ao governo do Paraná. Em 2010, 2006 e 2002, o sindicato também promoveu debates com o objetivo de cobrar o comprometimento dos concorrentes ao cargo de governador com as propostas dos professores e funcionários das escolas da rede pública.
Durante o debate os candidatos deverão se concentrar apenas nas propostas para a educação pública do Paraná conforme as orientações repassadas com antecedência para as assessorias de cada um. Cada candidato também receberá um documento com as definições estabelecidas na VI Conferência Estadual da Educação, realizada nos dias 1º e 2 de agosto. O material é resultado das discussões realizadas nas conferências estaduais de educação feitas em todo o Paraná ao longo dos últimos meses. No documento, além das propostas dos trabalhadores para a educação, estão a pauta de reivindicações da categoria e a Carta Compromisso que deverá ser assinada no final do debate.
O debate será dividido em blocos. A ordem das falas será definida por sorteio e os candidatos terão que respeitar os tempos previstos para cada etapa do debate. Haverá uma comissão jurídica responsável pela análise de possíveis pedidos de resposta. O acesso ao auditório da APP será permitido apenas a quem portar convite emitido pelo sindicato. Educadores sindicalizados devem retirar seus convites no Núcleo Sindical de sua região. Não será permitido entrar com bandeiras, camisetas e faixas a favor ou contra.
Convite especial aos professores(as) e funcionários(as) – O debate será realizado em um dia normal de aula, mas a direção da entidade espera contar com a compreensão dos diretores de escola para que colaborem e permitam que professores, funcionários e alunos assistam ao debate que será transmitido pela internet. A direção da APP solicita que os trabalhadores da Educação impedidos, por causa do trabalho, de comparecer ao local do debate para assistir ao vivo, peçam permissão para se reunir em grupos e acompanhar a transmissão através do portal da entidade.
Importante – Os responsáveis pelos órgãos de imprensa interessados em cobrir o evento deverão entrar em contato com a Secretaria de Imprensa da APP-Sindicato para saber como será feito o credenciamento das equipes que irão trabalhar na cobertura do debate. O número de profissionais será limitado de acordo com o veículo de comunicação.
:: Cadastro da imprensa para o debate dos candidatos inicia hoje (11)