APP debate o papel da agricultura familiar na merenda escolar

APP debate o papel da agricultura familiar na merenda escolar


null

Alimentação saudável e sustentável: este foi o tema de debate do Seminário do Conselho Estadual de Alimentação Escolar do Estado do Paraná, que acontece hoje(15), na sede da APP-Sindicato em Curitiba.


Organizado pleo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(FNDE), da Controladoria Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) com a co-participação da APP, o Seminário tem como objetivo capacitar os(as) membros(as) dos CAEs municipais, para que promovam a interação com as organizações da agricultura familiar no cotidiano escolar.


Para o secretário de Finanças da APP, professor Miguel Baez, o Seminário é esforço para enriquecer o debate sobre a qualidade da merenda escolar e da função social que a hora do lanche pode representar no cotidiano das escolas públicas do Paraná. “temos participado das discussões do Conselho alimentar como forma de estreitar relações entre a escola e a comunidade e de aperfeiçoar o relacionamento entre entidades ligadas aos movimentos sociais, além  e melhorar os mecanismos de controle das políticas públicas”, enumera.

Conceitos de alimentação saudável e também as leis que regulamentam a captação e distribuição da merenda escolar foram os temas da fala do representante do FNDE, Valmo Xavier da Silva. “A ideia desse evento é a disseminação de informações, porque dentro do programa atuam não só os gestores mas também atores e entidades que promovem a agricultura familar”, explica Silva. “Fomentar a agricultura familiar é uma forma também de gerar renda e trabalho e a alimentação escolar tem muito a contribuir com isso”.

No período da tarde o delegado do Ministerio do Desenvolvimento Agrário José Leitão fará uma apresentação sobre a capacidade produtiva e sobre o panorâma da agricultura familiar no Estado “Vamos caracterizar o que é e como se configura a agricultura do Paraná e como ela está habilitada a oferecer produtos agropecuários para as escolas e como se dá todo o processo de certificação destes pequenos produtores”, antecipa. 

Isso vai fechar em 5 segundos

MENU