É chegada hora de apresentar as propostas dos(as) trabalhadores(as) da educação aos candidatos do governo do estado do Paraná. Após a Conferência Estadual de Educação, realizada nos dias 01 e 02 de agosto, precedida de 29 Conferências Regionais realizadas por todo estado, hoje (19), educadores(as) se reúnem na Sede Estadual da APP para um debate com os(as) 8 candidatos(as).
Segundo a secretária educacional da APP, professora Walkíria Mazeto, este é um debate muito importante, porque faz parte de um processo intenso de mobilização e organização da categoria. “Para que esse debate pudesse acontecer nós tivemos uma grande participação dos(as) trabalhadores(as) da educação que vieram debater a pauta da educação, e dizer o que nós queremos para os próximos anos. Apresentamos aos candidatos um documento completo e atualizado, feito por muitas mãos. É claro que a pauta vai além de 4 anos, mas quem se propõe a dirigir esse estado precisa conhecer qual e a pauta dos trabalhadores da educação. Entre os principais pontos das prioridades da pauta o Plano Estadual de Educação é um dos mais importantes, porque organizando as 20 metas do PNE para o estado boa parte do conjunto da nossa pauta será contemplado”.
Toda essa mobilização faz parte de um processo de formação sindical organizado pela APP todo ano, como explica a secretária de formação política sindical, Janeslei Albuquerque. “Este é um dia muito importante da nossa luta e da nossa organização. O debate de hoje faz parte de um processo de formação política sindical do nosso programa de formação, nós estamos organizando um debate sobre práxis, sobre o quanto da nossa prática social e pedagógica são de fato transformadoras, concretas na vida das pessoas deste estado e deste pais”.
Este debate é um espaço para se ter claro o que pensa cada um(a) dos(as) candidatos(as). “Nossa prática sempre exige de nós muita luta, determinação, convicção e clareza de qual educação nós queremos. Nem todos os candidatos defende uma educação pública, gratuita, universal, laica e socialmente referenciada como direto de todas e todas, como dever do estado”. Conclui Janeslei.
Acompanhe ao vivo a transmissão do debate aqui no portal da APP.