A Secretaria de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato foi acionada por educadores(as) no início da tarde de hoje (20), em Curitiba, em decorrência de queixas sobre o processo de entrega dos envelopes contendo as instruções da avaliação clínica do Concurso do Magistério 2013. De acordo com o edital nº 169/2014, a partir de hoje até a sexta-feira, dia 22, os candidatos citados no documento deverão se apresentar nos locais determinados para retirar os envelopes. O edital estipulou o horário de apresentação dos(as) candidatos(as), nestes locais, das 9h às 11h e das 14h às 17h. E foi aí que começou a confusão.
A empresa contratada interpretou que o atendimento deveria ser realizado apenas no horário estipulado e, então, determinou um número específico de senhas (500) e, depois de distribuí-las, suspendeu o atendimento, mesmo a quem chegou ao local ainda dentro do horário especificado no edital. “Isso causou uma revolta muito grande. Eu cheguei às 14h15, acompanhada com o meu filho de 8 anos, e peguei a senha 482. Poucos minutos depois acabaram as senhas e as pessoas ainda estavam chegando. Eles fecharam as portas e o pessoal começou a empurrar e a se revoltar como a coisa estava sendo encaminhada”, explicou uma professora que preferiu não se identificar.
O pessoal da empresa contratada, após a intervenção do secretário de Assuntos Jurídicos da entidade, Mário Sérgio de Souza, reviu a regra de atendimento e decidiu que todos que chegassem ao local – dentro dos horários determinados pelo edital – seriam atendidos seguindo a ordem de chegada. “Como o processo de entrega de envelopes continua até a sexta-feira, o sindicato acompanhará o mesmo”, informou Mário Sergio Souza, que esteve no local respondendo aos chamados dos(as) educadores(as), e que continuará a monitorar a situação.