Faltam poucos dias para trabalhadores e trabalhadoras da educação pública do Paraná definirem o futuro das lutas por novas conquistas para a nossa base e a garantir que seja mantido o que foi conquistado historicamente até aqui. Por isso, no dia 10 de setembro, vote certo, vote com consciência, vote na Chapa 1 – Somos Mais APP, Em defesa da Escola Pública e tenha a certeza fazer a opção por uma equipe experiente e que almeja por mudanças com responsabilidade, que quer MAIS para a categoria.
A Chapa 1 apresenta o melhor candidato a presidente, que recebeu o crédito da maioria da atual direção da APP para assumir tal posto interinamente e representar a base. É o professor Hermes Leão que, por ter um histórico de luta pelos direitos da categoria, por ter exercido a função de educador como docente, pedagogo, diretor escolar e, hoje, ser integrante da diretoria estadual, que recebe o apoio de nomes que ajudaram a construir a história desses 68 anos de batalhas e vitórias da APP. É ele quem vai garantir a renovação com base na coletividade e no respeito mútuo sem qualquer diferenciação.
O Professor Lemos, que já foi presidente na APP Sindicato por duas vezes sabe bem a responsabilidade e seriedade que precisa para assumir tal posto, para representar uma categoria de luta, que durante anos esteve esquecida e que, mesmo diante de tantas vitórias, merece muito mais. “O professor Hermes é um grande companheiro, que conheço de longa data, ele é o candidato a presidente mais preparado neste momento para conduzir a nossa categoria no rumo certo. Já demonstrou isso quando foi diretor de escola, quando foi presidente do Núcleo sindical de Apucarana e, atualmente, como secretário de Organização e presidente interino do nossa entidade. Sou Professor Lemos, voto Chapa 1 e peço o seu apoio e o seu voto, porque, juntos, Somo Mais APP.”
Aposentados e aposentadas
E esse espírito de mudança, de busca por um novo ciclo de conquista inclui, não apenas os trabalhadores e trabalhadoras da educação que estão na ativa, mas aqueles e aquelas que tanto se dedicaram ao ensino público e, mesmo assim, ainda não receberam o reconhecimento merecido. Atual secretária dos Aposentados e Aposentadas Tomiko Kiyoku Falleiros é um dos nomes mais respeitados pela base e que também está com a Chapa 1.
“A Chapa 1 é uma equipe formada por pessoas de luta, que realmente tem capacidade para nos representar. São esses e essas profissionais que batalharam pela garantia do pagamento dos precatórios acumulados há mais de 10 anos, pela conquista do RDT integralizado, e que vão manter a unidade dos aposentados e aposentadas na luta com os ativos. Afinal, as conquistas deles se estendem a nós, porque os direitos adquiridos nos dão suporte para fazer as mesmas exigências. Ainda há muito a ser feito, e uma das principais propostas da Chapa 1 é lutar, sem medir esforços, pelo enquadramento daqueles e daquelas que ainda não chegaram ao nível 2”, declara Tomiko.
Professores(as) Funcionários(as) das Redes Municipais
A professora Maria Rosely De Col, do núcleo regional de Ponta Grossa, uma das regiões de referência na luta pelos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do ensino municipal no Paraná, também apoia a Chapa 1: “Esta é uma equipe que atua continuamente na organização e sindicalização da categoria. Avançamos muito nos últimos anos com inúmeras conquistas, com a realização de conferências, com a construção de planos de carreiras, mobilizações. O número de municípios que se filiou a APP cresceu graças ao trabalho árduo desenvolvido, não apenas pela Secretaria de Assuntos Municipais, mas por todo o apoio da direção estadual e dos nossos companheiros e companheiras de luta. Sabemos que uma das principais bandeiras da Chapa 1 é a batalha pelo piso nacional dos municipais e que não vão medir esforços até alcançar tal feito. A educação quer mais, por isso propomos continuidade de um trabalho sério e produtivo, baseado na confiança mútua entre profissionais da educação. Dia 10 de setembro, vote Chapa 1.”´
Funcionários e funcionárias
No terceiro mandato na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), José Valdivino de Moraes conhece bem as necessidades dos funcionários e funcionárias da educação pública paranaense e, por isso, confia no trabalho da Chapa 1. “Defendo a renovação proposta pela Chapa 1, que aglutina representantes de todo o estado e vem com um presidente preparado, que tem liderança sindical acumulada. É um grupo que tem amplo apoio nacional, que prega o trabalho pautado na coletividade. Nossos funcionárias e funcionários precisam de uma direção estadual que dê conta de continuar a luta, porque ainda há grandes desafios pela frente. Além disso, é preciso um grupo experiente para insistir pelo cumprimento das 20 metas do PNE e que possa realmente assessorar os municípios nesta nova fase. É necessário uma equipe com maturidade, compromisso com a luta e experiente. Por isso, vote certo, vote Chapa 1.”