Com o objetivo de refletir sobre o atual momento e determinar ações em defesa do atendimento público, gratuito, universal e presencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a APP-Sindicato promoverá nesta sexta-feira (26), na sede estadual da entidade, uma reunião com diretores(as), professores(as) e funcionários(as) das escolas de EJA, Ceebjas, e Educação Prisional.
A iniciativa se baseia no fato de que, há algum tempo a EJA no estado do Paraná tem sofrido ataques sistemáticos por parte do governo. A instrução 008/2013 e a 002/2014 são exemplos recentes, entre tantos outros, das políticas adotadas pela Seed na tentativa de desmontar a oferta, a organização, o acesso e a permanência daqueles que estudam e desejam estudar ou dos(as) trabalhadores(as) desta modalidade da educação básica.
A APP não tem estado reticente a esta política de desmonte. Ao contrário a cada posicionamento do governo articula-se e demonstra o descontentamento. Neste momento a Seed acena com mudanças na forma de oferta e de organização curricular da EJA em escolas e Ceebjas e o que pode ser mais grave, com a oferta combinada da educação à distância (EAD) para EJA prisional e talvez até na rede de oferta regular. O resultado previsível será a diminuição da oferta pública de qualidade aos(às) estudantes e a precarização ainda maior das condições de trabalho daqueles e daquelas que trabalham nestes centros e escolas, prisionais ou não.
A reunião é destinada aos(às) educadores(as) sindicalizados(as) deste seguimento. Aqueles(as) que tiverem interesse de participar devem entrar em contato com o seu Núcleo Sindical para pleitear vaga.
Reunião Estadual da EJA no Paraná
Data: 26/09 (sexta-feira)
Horário: a partir das 9h
Local: Sede estadual da APP-Sindicato
Endereço: Av. Iguaçu, 880, Rebouças – Curitiba