Destaque para a obra ‘A Alegria de Ensinar’, de autoria do educador Rubem Alves. Ao percorrer as páginas do livro, o leitor irá se deparar com indagações sobre o papel do educador, que antes de ser especialista em ferramentas do saber, deveria ser especializado em amor: intérprete de sonhos.
A edição também selecionou, na seção ‘Espaço do Professor’, um caso de experiência pedagógica em matemática desenvolvida por professoras do município catarinense de Cocal do Sul.
Além disso, a participante da seção ‘Entrevista’, Maria Isabel da Cunha, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), de São Leopoldo (RS), fornece um relato sobre seu projeto de pesquisa na área de prática pedagógica e formação do educador.
Confira abaixo os 15 livros indicados para quem deseja se aprofundar no tema e/ou levar os conhecimentos adquiridos para a sala de aula:
Um Bom Professor faz toda a Diferença
Taylor Mali – Editora Sextante – Brasil – 2013 – 1ª edição
Neste livro, Mali conta histórias divertidas e tocantes de sua experiência no ensino fundamental, dando ótimos exemplos de como um bom professor pode influenciar positivamente a vida de seus alunos e incentivá-los a dar o máximo de si.
Ele mostra que, em qualquer matéria, as lições que não podem deixar de ser ensinadas são aplicação, empenho, cooperação, flexibilidade, superação, reflexão crítica e capacidade de resolver problemas – habilidades fundamentais no dia a dia de todas as pessoas.
Além disso, defende que o verdadeiro papel do professor é estimular o desenvolvimento de indivíduos que gostem de aprender coisas novas, sejam naturalmente curiosos, confiantes e flexíveis e estejam prontos para qualquer desafio que encontrem pela frente.
O Professor faz a Diferença
José Lopes, Helena Santos Silva – Editora Lidel – Portugal – 2010
Os autores constataram que a influência do professor é superior a fatores como o ambiente familiar do aluno, a sua origem étnica e nível socioeconômico, a sua motivação e potencial intelectual.
Que práticas e características dos professores estão então mais diretamente relacionadas com uma aprendizagem eficaz dos alunos? Nesta obra dirigida a professores e estudantes encontra-se resposta para esta e outras perguntas, ou seja, contraria-se a ideia feita de que todos os professores são iguais.
Através deste livro, o leitor toma ainda conhecimento das estratégias e métodos de ensino mais eficazes na aprendizagem dos alunos e poderá tirar partido das inúmeras sugestões de aplicação na sala de aula.
Aula Nota 10
Doug Lemov – Editora Da Boa Prosa – Brasil – 2011 – 1ª edição
Doug Lemov, especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores possam obter sucesso em fazer os alunos aprenderem. O autor também apresenta outras técnicas, procurando cobrir os aspectos da dinâmica professor-aluno e mostrando como criar um clima positivo e estimular os alunos a pensar criticamente. A segunda parte é sobre ensinar o aluno a ler e apreender o que está lendo.
Educar… Um Ato de Amor
Darbí José Alexandre – Editora Mundo Mirim – Brasil – 2009
A partir do amor ao próximo podemos alcançar o desenvolvimento crítico, intelectual e moral do educando. É essa a ideia central de Educar… Um ato de amor. Na obra, foi descrita um pouco da vivência do autor, explicações sobre a sua ‘teoria da expectativa’ e reflexões esclarecedoras sobre a importância do planejamento, do trabalho em equipe e da avaliação. Em seus textos e nas inúmeras palestras que dá a professores, pais e alunos, o professor Darbí José Alexandre partilha seus estudos e sua experiência de trinta anos de magistério.
Superdicas para Ensinar a Aprender
Carlos Alberto Júlio e outros – Editora Saraiva – Brasil – 2008 – 2ª edição
Como foi possível aprender o que sabemos? Como podemos memorizar informações com qualidade? Como saber cada vez mais, melhor e com profundidade? Como dominar temas que podem fazer de nós pessoas de sucesso, atingindo o melhor desempenho pessoal e profissional? A obra trata desses e de outros assuntos. Foi escrito por autores de carreira brilhante em diversas profissões, que, justamente por isso, ainda têm muito e ensinar e a aprender.
A Coragem de Ensinar
Parker J. Palmer – Editora Da Boa Prosa – Brasil – 2012 – 1ª edição
Parker Palmer defende que se precisa de muita coragem para ser professor, mas isso não é tudo. Ele sugere que quem opta por transmitir conhecimento deve se apresentar perante os alunos de forma transparente e integral. Ou seja, só consegue de fato sensibilizar os alunos quem se dedica de coração a essa nobre tarefa.
O autor reconhece que técnicas são importantes, mas não suficientes, acredita muito na relação entre o aluno e o professor e o encantamento deles com algo maior que é o saber. Se existem dias onde é difícil conter a alegria resultante do impacto causado na vida das pessoas, em outros, é tão difícil esconder o sofrimento diante das limitações externas, do desinteresse de alguns alunos, do baixo reconhecimento.
Mas, para ele, se a opção foi por algo que se ama, é também obrigação do professor fazer parte da busca e solução do sistema, é preciso que depois da consciência particular os professores se unam para, em conjunto, encontrarem um modo mais rápido de dar vazão à sua vocação. Quem, se possível, não escolhe uma escola onde os professores deixam aparente que amam o que fazem?
O Bom Professor e sua Prática
Maria Isabel da Cunha – Editora Papirus – Brasil – 2011
O “bom professor” e seu dia a dia como indivíduo e educador, sua prática e metodologia são temas aqui discutidos com o objetivo de apresentar uma proposta de novos rumos ao curso de magistério que atenda às necessidades de inovação do ensino no País.
Professores e Professauros
Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil – 2007
Qual é a maneira certa de educar? Como se portar na sala de aula? Se o ensino não ocorre, o que há de errado? E você, é professor ou um ‘professauro’? Irônico e ideológico, este texto, ainda que introspectivo, revela não apenas uma, mas várias fórmulas para inovar a prática educacional, evitando as constantes frustrações. Como professor, Celso escreve para os colegas de trabalho, revelando em detalhes o que pode ser feito para enriquecer a vivência em sala de aula.
O Stress do Professor
Marilda Lipp (Org.) – Editora Papirus – Brasil – 2002
Os problemas relacionados à educação são complexos e numerosos, o professor está sob constante pressão, o que o leva, muitas vezes, a apresentar uma série de comprometimentos biopsicossociais que resultam em baixo nível de motivação, de autoestima e em sensação de insegurança.
É preciso que o professor, por seu papel de formador de ideias, aprenda a lidar com o stress ocupacional de modo eficaz, indicando a seus alunos como enfrentar e superar as situações de desgaste e as dificuldades. Desse aprendizado surgirá uma sociedade mais forte, formada de adultos e crianças que terão mais facilidade para se adaptar às exigências do mundo moderno, aptos para desenvolverem-se com qualidade de vida.
O livro apresenta estratégias que auxiliam a lidar com o stress. São textos práticos, de fácil assimilação, úteis tanto para os que atuam como professores ou diretores, quanto para os que formam e são responsáveis pela formação de docentes.
O Aluno, o Professor, a Escola
Celso Antunes, Rubem Alves – Editora Papirus 7 Mares – Brasil – 2011
A educação vista pelos olhos de professores experientes e apaixonados. Eis o que se encontra neste pequeno livro. Acompanhado de um DVD com a seleção dos momentos mais significativos do encontro entre os dois autores, esta leitura pode servir de subsídio para a discussão de temas fundamentais na prática escolar. Como transmitir nossos valores para os mais jovens, a educação da sensibilidade, o que podemos fazer em relação ao bullying, os horizontes da formação dos educadores são alguns dos assuntos analisados pelos autores.
A Alegria de Ensinar
Rubem Alves – Editora Papirus – Brasil – 2000
O nascimento do pensamento é igual de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especializados em amor: intérpretes de sonhos.
Conversas com um Jovem Professor
Leandro Karnal – Editora Contexto – Brasil – 2012
O professor entra na escola e parece que nasceu para dar aula: sabe como lidar com os alunos, faz camaradagem com os colegas, dialoga com os pais. Nunca comete um deslize, passa muito bem o seu recado e todos o adoram. Será que nasceu sabendo ou foi aprendendo ao longo de alguns sucessos e outros tantos fracassos?
Nestas “conversas” o leitor não encontrará citações de grandes obras, conhecerá experiências em classe. Tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender depois. Professor com vasta experiência, dono de texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais.
Pais Brilhantes, Professores Fascinantes
Augusto Cury – Editora Sextante – Brasil – 2003
Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz.
A quem interessa este livro? Aos pais, aos professores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, aos profissionais de recursos humanos, aos jovens e a todos os que desejam conhecer alguns segredos da personalidade e enriquecer suas relações sociais.
O Valor do Professor
Gabriel Perissé – Editora Autêntica – Brasil – 2011 – 1ª edição
As mais belas ideias sobre educação, os mais sinceros e comoventes elogios ao papel do ensino no desenvolvimento de um país e os sonhos mais generosos em que a escola aparece como espaço de verdadeiro aprendizado e crescimento humano não resolvem o problema da educação se as professoras e os professores não forem e não se sentirem valorizados.
Esta obra, por meio de um rico diálogo, oferece argumentos mais que convincentes para a valorização desses profissionais, que ocupam lugar incomparável na vida de cada um de nós e na estrutura social.
Pensatas Pedagógicas
Mario Sergio Cortella – Editora Vozes – Brasil – 2014 – 1ª edição
Os vícios e as virtudes, os princípios e as práticas, a docência e a essência, as lições e as ações fazem deste livro a “fina flor” após quarenta anos de prática educacional de Mario Sergio Cortella.
Tal como um testamento o autor mostra no que acredita, seu modelo de mestre e de escola e alinhava o futuro da instituição educacional. E acima de tudo fala de gente, do cotidiano profissional, da dor e da alegria de fazer e pensar educação. Mais que uma obra, uma paixão de ser e de viver educação.
Sobre o Portal – Lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Portal do Professor tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.
Além disso, é um espaço on-line no qual educadores têm acesso a sugestões de planos de aula, conteúdos multimídia, notícias sobre o panorama geral da educação no País, iniciativas governamentais, podendo até mesmo interagir em fóruns de discussão com outros profissionais da área.
:: Conheça o portal aqui
Fonte: Portal Brasil