Entre os dias 15 e 17 de outubro, as crianças Sem Terrinha dos acampamentos e assentamentos estarão participando do XI Encontro Estadual dos Sem Terrinha, que vai ocorrer na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e na Chácara do Sindijus, em Colombo. Com o lema “Sem Terrinha: pelo direito de viver e estudar no campo!”, o encontro reunirá cerca de 1000 crianças de todo Estado, que vem organizada em delegações infantis, trazendo reivindicações em torno do direito a educação no campo.
Esta será a XI edição do Encontro dos Sem Terrinha, que tem caracterizado como espaço do protagonismo infanto-juvenil, amparado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O encontro tem como um de seus objetivos a integração entre o campo e a cidade, sendo um momento de aproximação e troca de experiências vivenciadas de forma lúdica, cultural e política entre as crianças.
Durante os três dias do encontro, acontecerão diversas atividades de estudo, brincadeiras, visitas ao zoológico, museus e memorial de Curitiba e oficinas. No período da noite, os Sem Terrinha têm agenda marcada com a cultura, por meio de sessões de espetáculo de música, circo e apresentações culturais diversas feitas pelas próprias crianças.
Como parte do encontro, as crianças farão a Marcha dos Sem Terrinha por Escolas do Campo, no dia 17, pela manhã, saindo da Praça Tiradentes às 9 horas e seguindo até o Palácio Iguaçu. E há uma audiência solicitada entre as crianças Sem Terrinha com o governador Beto Richa, para tratar de questões referentes a construção e melhoria física das escolas nas áreas de Reforma Agrária.