No segundo item da pauta do Conselho Estadual, o presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, repassou os encaminhamentos tirados da última reunião do Fórum Estadual das Entidades Sindicais (FES), do qual a APP faz parte. No dia 21 de outubro, haverá um Ato Público das entidades sindicais que levará um conjunto de reivindicações ao governo. O item central é o pagamento das promoções e progressões em atraso que atinge todas as categorias. Outros temas: o modelo de saúde, o respeito pelo governo ao Direito de Greve dos(as) servidores(as), o tema das terceirizações e Concursos Públicos.
Para o presidente da entidade, este Conselho foi um momento muito importante para APP, por ser o primeiro da nova gestão. “Foi um Conselho de muito debate democrático, no qual realçou as diferenças que existem na APP e que são sempre valorizadas. Aprovamos um calendário de mobilização intenso para os próximos dias que vai exigir comprometimento de toda a nossa categoria para levar em frente a pauta que nós defendemos e o modelo de sociedade que queremos”, finalizou Hermes.
A secretária educacional da APP, professor Walkíria Olegário Mazeto também fez um repasse do andamento das Comissões de Trabalho (EJA, Educação Especial, Educação Profissional, Porte de Escolas, Eleição e Diretores e Diretoras, Plano Estadual de Educação e Cargo de 40 horas). A próxima rodada de negociação com o governo está prevista para o dia 15 de outubro (próxima quarta-feira). O Conselho também aprovou o calendário de mobilização da categoria para os próximos dias:
:: Mobilização “Ato Público pelo dia do servidor” – 21 de outubro às 9h no Centro Cívico e também realização de debates nas escolas;
:: Reunião com o governo no dia 22 de outubro;
:: Semana de Debates da EJA – 27 a 31 de outubro;
:: Audiência Pública sobre EJA – 03 de novembro às 9h na Alep;
:: Conselho e Assembleia dias 07 e 08 de novembro ou 14 e 15 de novembro (data a confirmar).
Leia também:
:: Conselho Estadual da APP define por indicar voto em Dilma