Após oito dias de greve, a maioria dos(as) professores(as) municipais da Lapa, em uma assembleia realizada no final da tarde de hoje (14), decidiu suspender a paralisação e permanecer em estado de greve. A Secretaria de Municipais da APP-Sindicato acompanhou dia de negociação, bem como a assembleia. A categoria exige o pagamento do passivo relativo ao PSPN do período de abril de 2011 a agosto de 2013 (quando conquistaram o Piso). A administração municipal apresentou uma proposta de restabelecer o diálogo sobre o total da dívida relativa ao retroativo do Piso.
De acordo com secretário de Municipais da APP, professor Celso José dos Santos, a prefeitura propôs pagar, nos próximos dois anos, R$ 400 mil do montante devido (estimado em cerca de R$ 3 milhões). Celso explicou que, na negociação foi possível ir além. “Não haverá desconto dos dias paralisados e a administração se comprometeu em fornecer todas as informações para a comissão estudar, em 30 dias, uma melhoria na proposta apresentada”, explicou. Formada por educadores(as) locais, APP e representantes do Executivo, a comissão irá analisar e confirmar os números para buscar uma forma melhorada para o pagamento da dívida.
“Também é importante salientar a união da categoria, que entrou e saiu unida da greve, decidindo por dar continuidade ao movimento se assim for necessário. Claro que houve posicionamentos diferentes, mas a maioria decidiu por avaliar os números que serão fornecido e, em novembro, decidir como irão encaminhar a questão”, explicou o secretário de Municipais da APP.