Professores da rede municipal de Arapongas se reuniram hoje (15) para marcar o Dia dos Professores(as) com paralisação e negociação da categoria. Os trabalhadores(as) fizeram passeata em prol da aprovação do Plano de Cargos Carreira e Vencimento do Magistério Municipal.
Após a passeata, integrantes da direção do Núcleo Sindical da região, representantes Comissão Municipal de Negociação e do Sindicato dos Servidores Municipais de Arapongas se reuniram com a secretária municipal de Educação, secretário de Administração e Procurador Jurídico para discutir as necessidades apresentadas pela categoria.
A administração municipal de Arapongas assumiu o compromisso de enviar o Plano de Cargos e Vencimento do Magistério Municipal em tempo hábil para aprovação na Câmara Municipal ainda este ano. Ficou estabelecido um calendário de negociações:
– 12 de novembro será feita uma mesa de negociações para finalizar o PCCR.
– Haverá estudos entre o jurídico, administração, educação e o financeiro, com a Comissão de Negociação do PAR, com representantes da APP-Sindicato e do Sindicato Municipal, para definir os pontos a serem analisados o dia 12 de novembro.
– A Procuradoria Jurídica deverá enviar as controvérsias jurídicas para análise prévia da Secretaria de Assuntos Jurídicos da APP-Sindicato para agilizar os trabalhos.
A indefinição por parte da Secretaria Municipal de Educação sobre a reposição da paralisação foi o lamento no final de negociação. Até o dia 24 de outubro a Secretaria de Educação deverá se posicionar oficialmente à APP-Sindicato sobre essa demanda.
O secretário estadual de Municipais, Celso Santos, ressaltou a importância da unidade da categoria. “Os educadores e educadoras devem continuar mobilizados, tanto no âmbito municipal, quanto em Nível Federal, tendo em vista a necessidade de assegurar a implementação do PNE (Plano Nacional de Educação) e a garantia do Reajuste do PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional)”, completou.
O secretário de Política Sindical, Arnaldo Vicente, ressaltou a vitória do movimento e a necessidade do engajamento da categoria, afim de aprovar a Lei de Responsabilidade Educacional. O presidente da APP-Sindicato de Arapongas, Manoel Vidal, agradeceu a presença de todos e todas.
“Temos o que comemorar neste dia das professoras e dos professores. Tanto pelas lutas, pelas conquista, garantia do reajuste do Piso Salarial e da abertura das negociações pelo Plano de Carreira”. Vidal ressaltou, ainda, o compromisso da APP com as lutas do Magistério Municipal de Arapongas.