A APP-Sindicato promove reflexões sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio do material “Jornada em Defesa da EJA” (clique aqui para fazer download). O conteúdo encaminha para debates, propostas de ações, avaliações sobre a modalidade de ensino e dá subsídio para atividades realizadas por professores(as), pedagogos(as), agentes educacionais, estudantes, diretores e a comunidade escolar.
O material da propõe diversos temas que respeitam a comunidade e as características dos CEEBJAs e das escolas que ofertam EJA, como apresentar uma introdução da atual situação da EJA no Paraná, a modalidade como direito social a todos e todas que precisam, além da demanda que ainda é insuficiente no Estado.
Esse material é resultado de encaminhamento feito em reunião estadual realizada em setembro de 2014, em Curitiba. Ele apresenta, ainda, as deliberações da VI Conferência Estadual de Educação realizada pela APP-Sindicato, que sintetiza as propostas dos(as) trabalhadores(as) em educação pública do Paraná sobre a EJA.
No dia 3 de novembro, será realizada uma Audiência Pública sobre a Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de avaliar e analisar as perspectivas da oferta EJA na rede pública do Estado do Paraná. A audiência será às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
Jornada em Defesa da EJA – O material está organizado com vários temas, listados abaixo, e atividades vinculadas. É importante fazer os debates nas escolas e encaminhar à APP-Sindicato, como o próprio caderno orienta.
· A Educação de Jovens e Adultos como direito social
· Estudante da EJA, quem é você?
· Os indicadores oficiais e os abismos e dualidades entre demanda e oferta
· A atividade de ensino e condições de trabalho dos educadores/as da EJA
· Proposta dos trabalhadores/as para EJA que queremos
· Chamada pública, uma escolha que a Seed não fez!
Leia também:
:: Debate na APP discute enfretamento do desmonte da EJA no Paraná
:: EJA: superando o analfabetismo na população adulta do Paraná
:: EJA: governo não suspende instrução; categoria segue na luta
:: Na APP, educadores do EJA cobram a revogação de instrução da Seed