A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) publicou nesta quarta-feira (5), uma moção através da qual manifesta o repúdio a suspensão, encabeçada pelo governo Beto Richa, das eleições para diretores(as) das escolas do Paraná. Leia, abaixo, o texto assinado pelo presidente da entidade, professor Roberto Franklin de Leão.
MOÇÃO DE REPÚDIO À SUSPENSÃO DAS ELEIÇÕES
PARA DIRETORES DAS ESCOLAS DO PARANÁ
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, entidade representativa de mais de 2,5 milhões de profissionais da educação básica pública no Brasil, vem manifestar seu repúdio à suspensão das eleições para diretores das escolas do Estado do Paraná. Para a CNTE, a eleição para diretores de escolas configura elemento fundamental para a gestão democrática como princípio que consolida a participação de todos os envolvidos no processo educativo. O espaço escolar se configura em local de reflexão sobre a democracia, especialmente nesse momento de fortalecimento da mesma no país.
A CNTE também repudia veementemente a forma truculenta com que os seguranças da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná retiraram os educadores que acompanhavam nas galerias, a votação do projeto de lei que prorroga os atuais mandatos.
A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação endossa que a democracia não é um valor universal, um conceito neutro. Seu significado está diretamente relacionado à participação, à pluralidade; é contrária ao autoritarismo. Ainda temos muito a avançar para que a gestão democrática da educação seja definitivamente incorporada como prática social determinante para a melhoria da qualidade de ensino, para um processo educativo comprometido com a formação de sujeitos aptos ao exercício da cidadania, de homens e mulheres preparados para a tomada de decisões e socialmente participativos.
Brasília, 5 de novembro de 2014
Roberto Franklin de Leão
Presidente