Se a categoria considerou golpista a atitude do governo em suspender as eleições para as direções de escolas, um plano que veio à tona, graças a denúncias de companheiros da nossa base, mostra algo ainda mais estarrecedor. A direção da APP-Sindicato recebeu, nesta quinta-feira (6), a cópia de um e-mail enviado pela chefe de um Núcleo Regional de Educação (NRE) que expõe um projeto imoral, orquestrado, supostamente, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Na mensagem, a chefe de Núcleo informa que, a pedido de “superiores”, ficou com a tarefa de articular o “povo de confiança” dela para fazer um “trabalho silencioso”. E qual seria tal trabalho? Articular que até a próxima quinta-feira, dia 11, o maior número de sindicalizados se desfiliem da APP. Ela também diz que quer que seja encaminhada uma relação de pessoas com votos de repúdio contra o sindicato, pelo fato de que a entidade estaria “usando a mídia” para tornar a votação do último dia 4 o mesmo que o ‘30 de agosto’.
Diante dessa ação ilícita, que subestima claramente a inteligência da nossa categoria, a direção estadual da APP apresentará uma denúncia de prática de ato que atenta contra a liberdade e organização sindical, direito assegurado pela Constituição Federal. Ao trabalhador cabe o direito de se sindicalizar e de ter uma entidade organizada, representando a defesa dos seus direitos. Deixar o sindicato não pode ser uma ação induzida por terceiros, muito menos por agentes ligados ao empregador. A denúncia será encaminhada ao Ministério Público do Trabalho (MPT), aos promotores públicos estaduais do Trabalho e à Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Com essa ação, e utilizando subterfúgios imorais, o governo do Estado, infelizmente, dá mostras do que vem por aí. Ele quer dividir, enfraquecer e submeter nossa categoria, uma das mais organizadas do país. Diante de fatos desta natureza, nós, trabalhadores(as) da Educação, devemos manter a unidade e organizar a luta para cobrar do governo o cumprimento daquilo que foi acordado, bem como a implementação de direitos que são respaldados por lei e não estão sendo respeitados.
Por tudo isto, convocamos os nossos professores, professoras, pedagogos, pedagogas, diretores, diretoras, funcionários e funcionárias da Educação para participar da nossa assembleia estadual, em Apucarana. Precisamos nos organizar e fazer frente aos ataques que, pelas amostras dadas até o momento, serão perpetrados contra a nossa categoria. Companheiros, nós conquistamos, nós defenderemos e nós avançaremos juntos(as)! Não vamos nos intimidar!
Leia, na íntegra, o texto da CHEFE DO NRE enviado às escolas informando o plano de desfiliação:
Bom dia meu povo amado!
A pedido de nossos superiores estamos fazendo um trabalho silencioso de desfiliação da APP sindicato. Ficamos com a tarefa de articular nosso povo de confiança para que juntos possamos somar forças nesta tarefa. Temos até quinta feira dia 13/11 para atingir o maior número possível de desfiliados. Nosso argumento é: uma associação não pode ter posicionamento político, e jornal que saiu em edição especial em outubro de 2014 mostrou claramente que a APP que se diz apartidária tem bem claro o partido da qual defende e ainda patrocina.
Gostaria que me enviassem a lista com os nomes que vocês conseguirem de desfiliados para que possamos ampará-los em caso de necessidades.
Gostaríamos também dentro do possível que vocês encaminhassem uma relação de pessoas com votos de repúdio contra a APP, pois estão usando a mídia para tornar o dia 04/11 o mesmo do 30 de agosto.
Conto com o apoio de todos.
Fico no aguardo.
_______________
A APP-Sindicato salienta que esta não é uma ação isolada. Diretores e diretoras de escola estão sendo orientados, pelos(as) chefes de Núcleos em vários municípios, a desfiliarem-se do Sindicato em uma ação massiva de tentativa de enfraquecimento dos direitos da classe trabalhadora. Por isso é fundamental que a categoria compareça na assembleia deste sábado (08) para, juntos(as), decidirem as próximas ações do coletivo.
ASSEMBLEIA ESTADUAL EXTRAORDINÁRIA
Data: 08 de novembro de 2014
Horário: 08h30
Local: CTG – Centro de Tradições Gaúchas Mate Amargo
Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva – JD Recanto Palmares, Apucarana-PR