Conselho Estadual da APP organiza atividades da categoria

Conselho Estadual da APP organiza atividades da categoria


null
A direção estadual da APP-Sindicato abriu, hoje (07) pela manhã, a reunião do Conselho Estadual da entidade. Representantes dos 29 Núcleos Sindicais estão em Apucarana, no Centro-norte do Estado, para avaliarem os temas que serão debatidos na assembleia geral da categoria amanhã (08), a partir das 8h30.

Nesta manhã, as falas compuseram uma densa análise sobre as eleições estadual e nacional e das perspectivas do cenário político e econômico para os próximos quatro anos. Os dirigentes professor Celso José dos Santos e professora Marlei Fernandes de Carvalho conduziram análises de conjuntura. O prefeito da cidade, Beto Preto, o presidente do Núcleo Sindical da APP em Apucarana, professor Arildo Ferreira de Castro e o diretor do Colégio Estadual Nilo Cairo e dirigente regional da APP, professor João Calegari, saudaram a categoria com falas cumprimentando a iniciativa da direção estadual em descentralizar as assembleias da APP e escolher a região como local para os debates.

O presidente da APP-Sindicato, professor Hermes Silva Leão, iniciou a manhã com uma fala de repúdio ao episódio desta última terça-feira(04) quando trabalhadores e trabalhadoras da educação foram violentamente agredidos na Assembleia Legislativa do Estado, durante a sessão que aprovou, a revelia da Legislação e da defesa do Sindicato, a prorrogação dos mandatos dos diretores e diretoras de escola por mais um ano. O processo antidemocrático marca o início de um movimento de divisionismo promovido pelo governo do Estado. “Estamos em um momento em que o governo firma suas políticas neoliberais. Não houve a espera pela posse, e temos percebido que há sinais evidentes de um aprofundamento em medidas que irão prejudicar a Educação Pública”, avaliou o presidente da APP. 

Enquanto educadores e educadoras apanhavam na galeria do Plenário, a bancada aliada ao governo aprovou uma série de projetos como isenção de impostos e prorrogação de prazos para quitação de dívidas que beneficiará diretamente a classe empresarial, o que sinaliza as dificuldades que o conjunto dos servidores e servidoras enfrentará no próximo mandato. 

Informes sobre o andamento das Comissões de Saúde (que trata dos projetos de atenção à saúde do conjunto de servidores e servidoras), do cargo de 40 horas (referente à luta sobre a dobra de padrão) e das iniciativas do Fórum das Entidades Sindicais (FES) foram repassados aos(às) Conselheiros(as). A reunião do Conselho Estadual segue no período da tarde, a partir das 14h30, com debates sobre os informes e itens de pauta. Ao final do dia, a votação dos Conselheiros e Conselheiras deliberará sobre os indicativos a serem apresentados na assembleia.
MENU