Os servidores(as) públicos(as) de Guarapuava e região não serão mais atendidos pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo devido ao atraso no repasse do pagamento. De acordo com a administração do local, o governo do Estado deixou de efetuar o depósito referente aos meses de setembro e outubro.
A prática é recorrente neste governo. Desde 2013 a APP-Sindicato acompanha casos de cancelamento e suspensão de atendimentos médicos e hospitalares devido ao atraso no pagamento dos prestadores de saúde. O Sindicato procurou o Departamento de Assistência a Saúde (DAS) para cobrar medidas urgentes para que os(as) trabalhadores(as) tenham seus direitos básicos atendidos. Do governo, a Secretaria da Saúde da APP obteve a informação de que a previsão do repasse referente ao mês de setembro será feito até amanhã, dia (14), sendo que ainda não existe qualquer posição quanto à regularização dos meses de outubro, e novembro, cuja parcela vencerá já no próximo dia 15.
No Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, apenas os atendimentos à gestantes e casos de urgência e emergência estão mantidos, esses serão, no entanto, encaminhados ao SUS, de acordo com Rui Primak, provedor do Hospital. A APP acompanhará a situação até o que o atendimento seja restabelecido.