O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será comemorado este ano com uma vasta programação de atividades no Câmpus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sede Centro. A data, reconhecida como feriado no calendário da Instituição, lembra a morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do movimento de resistência à escravidão no Brasil.
O evento está sendo organizado pelos alunos e alunas do segundo período do curso de Bacharelado em Comunicação Organizacional, do Departamento Acadêmico de Linguagem e Comunicação (DALIC), e inclui apresentações culturais, salientando as influências dos negros e negras na música, na dança e em outras manifestações artísticas; exibição de vídeos produzidos pelos próprios estudantes; e exposição de poemas.
No dia 19 de novembro, véspera do feriado, estão sendo programadas palestras e mesas de debate, durante todo o dia, no miniauditório do Câmpus Curitiba, reunindo profissionais, professores e pesquisadores de variadas instituições. Serão abordados aspectos da história e da cultura dos negros; políticas afirmativas; as religiões afro-brasileiras; as dificuldades da mulher negra no mercado de trabalho; o extermínio da juventude negra e outras questões.
As atrações artísticas e culturais serão desenvolvidas nos dias 17 e 18, sempre nos horários de intervalos ou nas estradas e saídas dos estudantes, como maneira adicional de divulgar as palestras e debates do dia 19.
Conheça abaixo a programação do evento no dia 19 de novembro:
8h às10h – Negro: História e Cultura
Historiador Carlos Alberto Medeiros Lima e Antropóloga Liliana de Mendonça Porto – ambos professores doutores da UFPR, com pesquisas envolvendo questões da história e da cultura negra no Brasil.
10h30 às 12h – As religiões afro-brasileiras
Teólogo e filósofo Carlos Renato Monteiro – professor da PUC/PR e o Umbandista Gerson Genovez. Mediador: jornalista e professor Renan Colombo (Gazeta do Povo/ PUC PR)
13h às 14h: Identidade negra e visão psicossocial da autoestima do negro
Psicóloga Norma da Luz Ferrarini – professora da UFPR
14h às 15h30h – Políticas afirmativas
Professora Sonia Ana Leszczynski – chefe do Departamento de Educação da UTFPR e professor Jaime Tadeu Silva – Movimento Negro
16h às 17h – Mulher negra e mercado de trabalho
Professora Jussara Dias – Prograd/Depeduc UTFPR; professora Nanci Stancki da Luz – Prograd/Depeduc UTFPR; e Andrea Rosendo – mestranda em Comunicação da UFPR
17h às 18h – O hip hop entre a juventude negra
Everson Luiz Eduardo – professor da UTP pesquisador
19h às 21h – Extermínio da Juventude Negra
Advogado Renato Almeida Freitas Jr (Defensoria Pública/ PSOL); jornalista Rogério Galindo (Gazeta do Povo); e jornalista Valquíria Cristina (RPC TV)