No dia 18 de novembro, o Fórum das Entidades Sindicais (FES) se reuniu na sede da APP-Sindicato para debater as pautas atuais das diversas entidades sindicais do estado que integram o FES.
O FES é um real espaço de unidade entre as diversas categorias de servidores(as) Públicos(as) do estado, onde cada entidade apresenta suas pautas prioritárias. Entre as demandas da APP e nas comuns do conjunto dos servidores(as), destacam-se o novo modelo de saúde, concursos públicos para a educação, além da falta de servidores nas escolas estaduais.
Entre o que foi encaminhado na reunião, está a finalização do planejamento estratégico do FES, que deverá ser realizado nos dias 10 e 11 de fevereiro de 2015 das 09h00 às 17h00, na sede da APP-Sindicato.
Na plenária também teve as presenças dos Deputados Professor Lemos e Tadeu Veneri, que apresentaram uma análise do cenário atual da conjuntura política do estado, em que o governo tem uma política favorável no parlamento e no judiciário. Diante disso, a expectativa é de um futuro de impasses e dificuldades no atendimento das reivindicações dos servidores(as), nos dando a certeza da necessidade, em ter do movimento sindical, cada vez mais unidade e organização para os enfrentamentos.
Nesse dia, também tivemos a análise da conjuntura política e econômica Nacional feita pelo economista Sandro Silva do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE, que apresentou em síntese,? que na conjuntura nacional, existe uma expectativa de melhora no crescimento da economia em 2015; que após alta dos índices de inflação, há uma tendência de queda no último trimestre de 2014; que há uma tendência de alta, seguida de estabilidade da Taxa Selic; que existe uma expectativa de continuidade do crescimento do volume de crédito, de geração de empregos e continuidade da recuperação da renda e manutenção ou até redução das taxas de desemprego.