Menos de 1/6 da população brasileira pensa em ser professor

Menos de 1/6 da população brasileira pensa em ser professor


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O instituto de pesquisa Data Popular acaba de concluir pesquisa inédita, realizada a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação( CNTE) em parceria com o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), sobre a importância da educação pública e a qualidade do ensino público no Brasil. O levantamento revela que falta de segurança e violência nas escolas são os principais problemas apontados pela população. Para 89%, existe muita violência nas escolas públicas brasileiras.

O estudo mostra que segurança é o fator mais importante para que a escola seja de qualidade, seguida de valorização dos professores(as) e funcionários(as).  A falta de perspectiva na carreira é outro ponto a ser analisado: a população considera a profissão de professor o ofício mais importante para que o país tenha um bom futuro, mas apenas 15% gostariam em virar educador.
Para o presidente da CNTE, professor Roberto Franklin de Leão, os números refletem a triste realidade da escola pública brasileira: “Consideramos fundamental ter um instituto de pesquisa qualificado comprovando as informações que os trabalhadores em educação vivenciam no dia a dia da escola. Esse documento revela dados que há tempos a CNTE aponta para a sociedade”.

“O estudo reflete o cenário atual da educação pública no Brasil e serve para o desenvolvimento de ações que possam oferecer melhorias para o ensino público brasileiro”, afirma Renato Meirelles, presidente do Data Popular. A pesquisa também levou em consideração aspectos relacionados à valorização, formação (capacitação) e remuneração dos(as) professores(as) e dos(as) profissionais da educação.  O estudo mostra também que 99% dos brasileiros acreditam que a educação é muito importante para o futuro  do Brasil.  

Valorização do(a) professor(as) – Os entrevistados e entrevistas também entram em consenso quando o assunto é valorização dos(as) professores(as), já que 98% avaliam que a profissão deveria ser mais valorizada. Na opinião dos brasileiros e brasileiras, oferecer uma educação de qualidade está ligada diretamente à valorização do(a) professor(a). Por isso, boa parte dos(as) entrevistados(as) acredita que a saída para uma educação de qualidade é ter professores e professoras qualificados(as), bem preparados e com melhores salários. Para 76%, os professores e professoras são menos valorizados(as) do que deveriam pela população, enquanto 85% acham que os professores(as) são menos valorizados(as) do que deveriam pelo governo. 

Melhores salários – O salário oferecido aos professores e professoras da rede pública é considerado ruim ou péssimo para 66% dos consultados e consultadas. Apenas 8% disseram que é bom. Quando questionados(as) sobre os salários dos professores e professoras das escolas privadas, 49% disseram que a remuneração é ótima ou boa. Sendo assim, 98% consideram importante que professores(as) e funcionários(as) das escolas tenham bons salário para que a escola seja de qualidade.

Os entrevistados e entrevistadas também reconhecem que o(a) professor(a) deveria ser a profissão com a melhor remuneração. Por outro lado, a maioria acredita que são os(as) médicos(as), engenheiros(as) e advogados(as) que recebem os salários mais altos. Como forma de valorização, 85% dos brasileiros(as) acreditam que os(as) profissionais da educação deveriam ter um piso salarial nacional que valorize o salário.

Educação de qualidade –  Entre os principais benefícios que a educação pública de qualidade pode trazer para a sociedade brasileira, destacaram: redução da violência, combate à pobreza, melhores empregos e formação de bons(boas) profissionais. E a maioria (59%) avalia que as escolas públicas estão longe de ter uma educação de qualidade. Outro aspecto abordado no estudo está relacionado ao(à) futuro profissional. Para 48%, os alunos e alunas de escolas particulares têm mais chances de ter um bom emprego do que alunos(as) que estudaram na rede pública. Como forma de melhorar a qualidade da educação, 94% são a favor da educação em tempo integral.

Papel dos governos – A responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal também alvo da pesquisa. Para 43%, o governo federal é responsável pela educação pública em geral, enquanto 27% atribuem a responsabilidade ao governo municipal. Para melhorar a educação, 87% são favoráveis ao governo destinar 10% do PIB para educação. Hoje, são 6,5%. O tema educação também é levado em consideração na hora de escolher o candidato, já que 72% dos brasileiros e brasileira se informar sobre educação antes de votar.

Metodologia da pesquisa –A pesquisa foi realizada em setembro de 2014, com 3 mil pessoas com mais de 16 anos, nas cinco regiões do País.

Fonte: CNTE

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