Os(as) servidores(as) públicos do estado do Paraná receberam, na manhã desta quinta-feira (27), uma notícia nada agradável. De acordo com o jornal Gazeta do Povo (clique aqui para ler a matéria), o governo do Estado informou o parcelamento do pagamento das férias de todo funcionalismo.
De acordo com a legislação, todo(a) trabalhar(a) tem direito a receber o benefício no momento em que usufrui de suas férias. Entretanto, no Paraná, para algumas categorias, a exemplo dos(as) educadores(as) o valor era pago sempre após o período de férias. Neste ano, a novidade, o abono dos(as) servidores(as) públicos que saírem de férias em dezembro poderá ser pago em três parcelas, e somente em 2015. Ainda de acordo com a publicação do jornal, a medida seria uma maneira de economia para que o governo não esbarre nos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Diante da informação a APP-Sindicato e o Fórum das Entidades Sindicais (FES) solicitaram, para ainda hoje, uma reunião com a Secretaria de Administração na tentativa de reverter a irregularidade no pagamento.
Trabalhadores(as) da Educação – Se confirmado o parcelamento, a decisão afetará os salários dos 100 mil servidores(as) da educação pública Estadual. Em resposta à APP-Sindicato, no início da manhã, a chefe do RH da Seed, Graziele Andriola, informou que, no entanto, os (as) educadores(as) não se enquadram na medida por usufruírem das férias em janeiro.