Será realizada amanhã (02) no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) uma Audiência Pública sobre o Plebiscito da Constituinte. A atividade tem como objetivo debater a reforma do Sistema Político e a convocação oficial do Plebiscito da Constituinte.
Esta audiência faz parte do calendário intenso de mobilizações da Campanha no Estado. No último sábado (29), movimentos e entidades sociais estiveram reunidos no Espaço Cultural e Esportivo dos Bancários em Curitiba na Plenária Estadual da Campanha pelo Plebiscito Oficial sobre a Constituinte Exclusiva e Soberana.
Segundo a representante da Secretaria Operativa Estadual e militante da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Liliane Coelho a plenária foi para planejar os próximos passos da campanha pelo Plebiscito Oficial. “Nós fizemos o repasse da votação do Plebiscito no Estado, realizado em setembro, e também o repasse dos 15 comitês espalhados pelo Paraná. Avaliamos que foi um processo importante, mas que agora vivemos outro momento, o de pressionar o parlamento para que chamem o Plebiscito Oficial e caso isso aconteça, a sociedade precisa estar preparada. Por isso mais do que nunca precisamos realizar o diálogo com as pessoas, elas precisam saber o que está acontecendo”.
Durante a plenária também foi realizada uma análise de conjuntura, com a contribuição do representante da direção nacional da CUT e membro da Secretaria Operativa Nacional, Julio Turra, já pensando nas próximas ações da campanha no Estado. Ficou encaminhada a produção de materiais para a divulgação. “Nós percebemos que a campanha tem dado certo, apesar da grande mídia no Paraná não ter dado apoio e pelo contrário fomos retalhados, as pessoas querem debater política e participação. Estão se livrando daquele clichê de que política não se discute. Por isso vamos intensificar esse debate com a sociedade”, explica Liliane.
A Audiência Pública que acontecerá amanhã, a partir das 9h, segundo ela é mais uma estratégia para levar o debate à sociedade. “Usar esses espaços públicos é importante porque atinge mais gente. Fazer esse debate dentro do poder legislativo é melhor do que na rua, porque assim a mídia muitas vezes é obrigada a divulgar, nem que for uma pequena nota. Precisamos estar em todos os lugares”.
É importante lembrar que a APP-Sindicato participou ativamente de todo o processo do Plebiscito Nacional por um Novo Sistema Político, fazendo o debate dentro de todas as suas instâncias, organizando urnas nos locais de trabalho e convocando a comunidade escolar para participar desse processo. Somente nas urnas da APP foram contabilizados 23.713 votos dentre eles 22.382 foram favoráveis ao Plebiscito, 1.231 contrários, 60 brancos e 40 nulos.
Saiba mais sobre o assunto no site oficial da campanha: www.plebiscitoconstituinte.org.br e também siga a página no Facebook: https://pt-br.facebook.com/plebiscitoconstituinte.