Conferências Regionais de Educação continuam

null

Mais três conferências Regionais de Educação estão sendo realizadas nos próximos dias. O ciclo de debates teve início na sexta, 24, com conferências promovidas pelos Núcleos Sindicais de Cambará, Campo Mourão, Metropolitano Norte e Metropolitano Sul. As próximas serão em Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Umuarama.
Depois, só voltarão a ocorrer conferências no final de julho, após o retorno às aulas para o segundo semestre. Elas servem para preparar a IV Conferência Estadual de Educação, que ocorre nos dias 12 e 13 de agosto, em Curitiba. O tema das é ‘A escola como território de lutas’.

Francisco Beltrão
O Núcleo Sindical realiza nesta quarta, dia 29, sua conferência hoje, a partir das 8h30, no auditório do campus local da Unioeste. Pela manhã, a assessora educacional da APP-Sindicato Maria Rosa Kunzle abordará o tema ‘A organização do trabalho pedagógico visando a escola unitária’, seguida por debate.
Na parte da tarde serão realizadas quatro oficinas com os seguintes temas: Gestão democrática e financiamento; Princípios de um currículo emancipador; Os funcionários de escolas como educadores; Formação e o papel do pedagogo.

Ponta Grossa
Em 1º de julho ocorrerá a Conferência Regional promovida pelo Núcleo Sindical de Ponta Grossa. Será no auditório do Corpo de Bombeiros, junto à Praça Roosevelt, no centro de Ponta Grossa.
Na abertura dos trabalhos será feita uma análise da conjuntura política educacional. Depois, a professora Regina Michelotto (UFPR) falará sobre os ‘Princípios de uma pedagogia progressista’. A tarde está reservada para os debates.

Umuarama
O Núcleo Sindical de Umuarama programou para 7 de julho a sua Conferência Regional. Ela será seguida por assembléia regional, às 16 horas, que definirá sobre a construção da sede, entre outros assuntos. Ambas atividades serão no auditório do Sesc de Umuarama.
O deputado federal Dr. Rosinha (PT) fará a palestra de abertura, às 9 horas, falando sobre Financiamento da Educação. Depois de debates, no final da manhã e início da tarde serão abordadas as Experiências pedagógicas das escola.
Após as 14 horas serão feitos estudos em grupos do caderno A Escola como território de luta, produzido pela secretaria Educacional da APP-Sindicato e ocorrerá a plenária. As inscrições ainda podem ser feitas pelo fone (44) 3622-1475.