EJAs pedem apoio a deputados APP-Sindicato

EJAs pedem apoio a deputados

null

Acompanhados pela direção da APP-Sindicato, professores, funcionários e direções das escolas que oferecem Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram às 16 horas desta quarta, dia 10, na Assembléia Legislativa do Paraná. Eles apresentaram aos parlamentares o pedido de apoio para que o governo continue a ofertar esta modalidade de ensino nos sistemas presencial e semi-presencial.
A mobilização começou na tarde anterior, com reunião na sede da APP-Sindicato. Logo em seguida, esses profissionais levaram a questão à presidente Comissão da Educação, deputada Elza Correia (PMDB), no Legislativo estadual. Na manhã do dia 10, os manifestantes foram à Secretaria da Educação, onde conseguiram ampliar do dia 15 para o dia 31 de agosto o prazo para que as escolas de EJA protocolem a nova proposta curricular.
A Secretaria da Educação havia orientado às escolas para não aceitarem matrículas para turmas iniciais de EJA presencial neste semestre. Após audiência pública realizada pela Comissão de Educação da Assembléia Legislativa a 2 de agosto, foram asseguradas as matrículas para turmas iniciais da Fase II (equivalente ao Ensino Médio) neste semestre. Dias depois, a novidade foi o início do processo para cessar a oferta de turmas de EJA semi-presencial.
A direção da APP-Sindicato defende a manutenção de todas as turmas de Educação de Jovens e Adultos, nos sistemas presencial e semi-presencial, neste semestre, e o aprofundamento do debate, junto com as escolas e a comunidade escolar antes de se definir mudanças na oferta do ensino.