APP luta contra demissões de funcionários APP-Sindicato

APP luta contra demissões de funcionários

null

Cerca de 58 mil pessoas participaram do concurso público para assistentes administrativos e técnicos administrativos das escolas públicas do Paraná. Elas disputam 8.043 vagas oferecidas pelo governo estadual. As provas foram no domingo, dia 7.
A maioria dos concursandos que procuraram a APP-Sindicato considerou a prova difícil e teme perder o emprego caso não passem. Mesmo quem estava bem preparado considerou a prova ‘pesada’, com muito texto, exigindo muita concentração.
Uma avaliação preliminar sobre a prova, realizada por professores da UFPR, indicam itens discutíveis. A direção sindical espera a avaliação final para definir as providências cabíveis.
Mesmo assim, na tarde de 11 de agosto, diretores da APP-Sindicato em reunião na Secretaria da Educação pleitearam a redução de 25 para 15 do número de questões certas para a aprovação de candidatos. Da mesma forma, a APP-Sindicato requereu junto ao governo a ampliação das vagas do concurso, pois os cargos ofertados não suprem a demanda da educação pública do Paraná.
Muitos concursandos são funcionários que atuam há até 10 anos nas escolas. Estão fora dos bancos escolares há mais de década e durante todo este tempo não recebeu nenhum incentivo do Estado para aprimorar seus estudos e se qualificar profissionalmente. Foi a APP-Sindicato que buscou parcerias com universidades públicas para formar grupos de estudos, com a colaboração de professores, além de realizar seminários e conferências. Desta forma, funcionários não concursados tiveram bom reforço na sua formação escolar e tomaram conhecimento de detalhes do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Estatuto do Funcionários Público e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.