Governo assume compromissos APP-Sindicato

Governo assume compromissos

null

Na reunião de negociações realizada no Palácio Iguaçu, participaram dirigentes da APP-Sindicato, secretários de Estado, o Dieese e deputados.
A APP-Sindicato foi representada pelo seu presidente José R Lemos e os diretores Luiz Carlos Paixão, Marlei Fernandes, Sérgio Marson e José Valdivino de Morais. Também acompanharam a direção estadual a ex-presidente da APP-Sindicato, Isolde Andreatta, o presidente do Núcleo Sindical Curitiba Norte, Miguel Baez, o diretor técnico do Dieese, Cid Cordeiro, os deputados estadual Tadeu Veneri e federal, Dr. Rosinha, do PT.
Os anfitriões foram os secretários Caíto Quintana, chefe da Casa Civil, e Maurício Requião, da Educação.
Sobre as reivindicações, o secretário Maurício Requião disse que apenas não concorda com o atendimento de três itens, que são a instituição da hora-aula para pedagogo, o enquadramento dos aposentados que não concluíram pós-graduação antes da aposentadoria, no nível II do Plano de Carreira, e a ampliação da hora-atividade. Sobre este item, afirmou que concorda no mérito, mas o governo não teria condições financeiras de atender a reivindicação.
Sobre os demais itens, muitos foram tratados na reunião, cujo resultado resumimos a seguir:
• Aplicação dos 25% da receita dos impostos na educação básica
– O secretário de Educação disse que concorda com a proposta e trabalha para atendê-la. Só assim garantiremos recursos para nossas reivindicações.
• Reposição salarial – O governo diz que concorda com a reivindicação, mas diverge do índice. A direção da APP-Sindicato e o Dieese se dispuseram a debater com o governo a questão e, para tanto, esperam proposta concreta.
• Plano de Carreira dos Funcionários – O secretário reafirmou que há disposição do governo em atender a reivindicação da categoria.
• Cargo de 40 horas – O secretário afirmou que este é um compromisso importante do governo que será implantado assim que for possível.
• Concurso Público dos funcionários – A APP defende a anulação das questões dúbias do concurso. Assim, elas valeriam pontos a todos os concursandos. O secretário concordou com a proposta e assumiu o compromisso de apresentar a proposta para a instituição responsável pelo concurso. Se até o dia 12, não houver solução para o problema, poderá solicitar o adiamento da data de divulgação dos aprovados.
• EJA – O secretário reabriu as negociações sobre a proposta apresentada pelo governo.
• Professores da 1ª à 4ª série – A direção sindical cobrou do governo solução para a injustiça salarial que os vitima. Independente da titulação, eles recebem praticamente o salário mínimo por 20 horas.
• Falta do dia 30 – O secretário de Educação afirmou que não serão apontadas faltas do dia 30 para os professores e funcionários.
• Demais itens – Além destes, vários itens foram debatidos, como o pagamento da licença especial, a não reposição de aulas por afastamento com atestado médico, a reativação do IPE-Saúde, o pagamento dos valortes atrasados de avanços na carreira, o enquadramento dos funcionários de escolas, a alteração dos critérios do PDE etc.