Dia 26 tem mobilização nacional APP-Sindicato

Dia 26 tem mobilização nacional

null

Os educadores do Paraná continuam com a campanha por salários para os professores e pelo Plano de Carreira aos funcionários das escolas. As próximas atividades serão em conjunto com os trabalhadores da Educação de todo o país.Ocorrerão durante a VII Semana Nacional em Defesa da Educação, que a CNTE promove de 24 a 28 de abril. O dia 26 será o auge da mobilização, com aulas de 30 minutos e debates nas escolas.
Para esta data, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação) convoca paralisação nacional da categoria. Mas, no Paraná, haverá aulas, mas serão novamente reduzidas para 30 minutos. O período restante será utilizado para debates sobre as lutas dos educadores no Estado e no país. A APP-Sindicato está enviando às escolas material para subsidiar as discussões.
No dia 26 será realizado ato no Congresso Nacional pela aprovação do Fundeb e dos projetos de lei de interesse dos educadores. Conheça os projetos no quadro publicado nesta página.
No Paraná, as atividades junto aos parlamentares visam a aprovação dos projetos de lei de interesse da Educação. Leia abaixo.
Além de organizar todas as atividades no Estado, APP-Sindicato enviará caravana para a manifestação nacional em Brasília.
Se 26 de abril é dia de luta, tamé é dia de festa. Nessa data a APP-Sindicato completará 59 anos.
Temas nacionais para debates no dia 26
_x0007_ Direito à Educação Pública de Qualidade;
_x0007_ Mais recursos para Educação Pública;
_x0007_ Derrubada dos vetos ao PNE;
_x0007_ Fundeb e Conversão da dívida externa em recursos para a Educação;
_x0007_ Valorização profissional como forma de qualificar a Educação Pública;
_x0007_ A saúde do trabalhador em Educação, a precariedade do trabalho e o direito à aposentadoria;
_x0007_ Democratização da gestão escolar e dos mecanismos de controle social.

Principais projetos no Congresso Nacional
_x0007_ Fundeb

Aperovado na Câmara dos Deputados, o projeto que cria o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica.
_x0007_ PL 1592/03
Fixa as diretrizes nacionais para a carreira dos profissionais da Educação
_x0007_ PL 2738/03
Regulamenta o PSPN (Piso Salarial Profissional Nacional)
_x0007_ PL 4671/04
Estende a aposentadoria especial a todos os profissionais deo magistério
_x0007_ PL 507/03, no Senado
Reconhece os funcionários de escolas na LDB como profissionais da Educação.
_x0007_ PEC 481/05
Estende a regra de transição da PEC Paralela da Previdência aos profissionais do magistério
Principais projetos na Assembléia legislativa do Paraná
_x0007_ Número de alunos por turma

O Projeto de Lei 486/05 que institui a redução gradativa do número máximo de alunos por turma, aprovado na Assembléia Legislativa, foi vetado pelo governador. Solicite a cada parlamentar que vote pela derrubada do veto.
_x0007_ Equiparação salarial de professores
O Projeto de Lei Complementar 149/06 propõe a equiparação salarial entre os professores e agentes profissionais em duas etapas. A primeira em junho, com reajuste de 28,47%, e a segunda em dezembro, com aumento de 22,16%.
_x0007_ Plano de Carreiras dos Funcionários
O Projeto de Lei Complementar 150/06 foi feito entre a APP-Sindicato e a Seed. Como o governo não enviou ao legislativo, o sindicato fez.