Universidades do PR poderão ter doutorado em Química

Universidades do PR poderão ter doutorado em Química


null

30/09/2008 – Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes) – órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) – visitaram a Universidade Estadual de Londrina (UEL) ontem (29), dentro do cronograma de implantação do Doutorado Institucional em Química, que deverá envolver, além da UEL, a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – e cujo parecer final deverá ser divulgado em outubro.
O reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette, esteve no encontro desta segunda. A missão da Capes teve o objetivo de fazer uma avaliação in loco das condições de infra-estrutura e pessoal. As três instituições (Unicentro, UEL e UEPG) já possuem mestrado em Química. À tarde os dois representantes da Capes, professores Vítor Ferreira e Adriano Monteiro, foram recepcionados pelos reitores da Unicentro e da UEL, Wilmar Marçal. “O compromisso assumido anos atrás de verticalizar a nossa universidade está sendo devidamente cumprido e a etapa de hoje foi extremamente importante e produtiva”, avaliou Zanette.
Os representantes pertencem ao Comitê Assessor de Química, que já recomendou a implantação do doutorado nas IES do Paraná. A decisão é aguardada para o final de outubro, quando o Comitê Técnico Científico da Capes deverá se manifestar oficialmente. O Doutorado Interinstitucional em Química tem previsão de atuar em quatro sub-áreas: química orgânica, inorgânica, analítica e físico-química.
Os reitores da UEL e Unicentro informaram aos representantes da Capes que existe não só interesse por parte das instituições, bem como todo um planejamento para que as universidades possam manter excelentes programas de pós-graduação. Os reitores comunicaram aos representantes que obras e investimentos estaduais priorizam ações neste sentido. O resultado pode ser avaliado – de forma prática – pelos programas de mestrado e doutorado que as universidades paranaenses mantêm em várias áreas, com ótimas notas.
Os representantes da Capes manifestaram preocupação com o repasse de bolsas de estudo e com o comprometimento das instituições. Segundo eles, as bolsas são fundamentais nos programas de Química, pois os experimentos exigem empenho e acompanhamento integral, o que só pode ser garantido por estudantes. Além de bolsas, um bom programa exige ainda equipamentos de ponta e excelência em recursos humanos, alertaram os técnicos da Capes. “O quadro geral que apresentamos atende a todos os quesitos que a Capes estipula”, observa Zanette.
Fonte: Site Nota 10

MENU